Um avião bimotor turboélice terminou danificado em um incidente de excursão de pista na sexta-feira, 24 de junho, após enfrentar problemas durante uma tentativa de decolagem em um aeroporto do Sudão do Sul.
O portal local Eye Radio reporta que a aeronave, um Fokker 27 cargueiro, realizaria um voo de Juba para Malakal, ambas cidades no Sudão do Sul, com 3 tripulantes e uma carga de alimentos.
Conforme as imagens, o equipamento é registrado sob a matrícula 5Y-CCE, um Fokker 27-500 fabricado em 1968.
O diretor do aeroporto de Juba, Kur Kuol, disse que o avião não conseguiu subir e nem parar antes do final da pista. “É verdade que houve um avião que se acidentou às 12h25. A empresa chamada Icon é sul-sudanesa e o avião é um Fokker 27. Na verdade, o avião não decolou”, disse à Eye Radio.
Os três membros da tripulação, sendo dois pilotos e um engenheiro, foram encontrados ilesos após o acidente. “Havia apenas um piloto, copiloto e um engenheiro, havia apenas três tripulantes a bordo, todos estavam seguros, até o avião estava seguro”, disse Kuol.
A causa da ocorrência ainda é desconhecida e o diretor do Aeroporto Internacional de Juba informou que uma equipe de investigação será formada para determinar o motivo.
O Sudão do Sul tem um histórico muito ruim de recorrentes incidentes e acidentes de aviação. Vários foram os casos de ocorrências reportadas nos últimos 3 anos com aviões como os Fokkers e os Antonovs.