O serviço de investigação dos transportes (TSB) do Canadá relatou na última semana um incidente no qual um avião comercial realizou voo com danos em uma asa após ter ocorrido a colisão dela contra a pista durante um pouso.
Segundo as informações do TSB, compartilhadas pelo The Aviation Herald, o avião envolvido foi o Canadair CRJ705 registrado sob a matrícula C-FNJZ, operado pela companhia aérea Jazz, quando estava realizando o voo QK-7744, de Vancouver para Saskatoon, ambas cidades no Canadá, no dia 19 de junho.
O jato regional, com 63 passageiros e 4 tripulantes, efetuou a aproximação para a pista 15 de Saskatoon, com vento de 180 graus e intensidade de 18 nós (33 km/h), e rajadas de até 29 nós (54 km/h), quando, no “flare” (arredondamento para suavização do pouso), a asa direita abaixou repentinamente.
Quem pilotava o CRJ705 era o primeiro oficial (copiloto), mas ambos os pilotos, tanto ele quanto o comandante, atuaram nos controles de voo para corrigir o abaixamento da asa.
O pouso foi completado sem mais incidentes, porém, o TSB relatou que a caminhada de inspeção pós-voo ao redor da aeronave não resultou em nenhuma observação de danos, tendo sido liberada para voo de retorno. Após a realização do voo, uma nova tripulação pegou a aeronave para o próximo serviço e descobriu danos na ponta da asa direita.
A aeronave foi retirada de serviço e os dados levantados pela investigação do TSB, no gravador de dados de voo, mostraram que a rolagem (abaixamento da asa) excedeu 12 graus durante o pouso.
Dados das plataformas de rastreamento online de voos indicam que o CRJ705 voltou ao serviço comercial após 10 dias, em 29 de junho.