Avião da Azul com destino a Congonhas tem falha nos freios e vai parar em Guarulhos

E195 da Azul Linhas Aéreas semelhante ao envolvido no incidente

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), órgão da FAB que investiga incidentes e acidentes aéreos no país, recebeu o registro um incidente envolvendo uma aeronave da Azul Linhas Aéreas, em que os pilotos precisaram mudar o destino do voo.

O caso aconteceu com o Embraer E195 registrado com a marca PR-AYG, que estava realizando o voo AD-4097, tendo como origem o Rio de Janeiro e São Paulo (Congonhas) como destino, no último dia 26 de novembro.

De acordo com as informações inseridas no CENIPA e também dados de plataforma de rastreio de voos FlightRadar24, a aeronave decolou, na tarde do dia mencionado, com 92 passageiros e 5 tripulantes.

O voo transcorreu sem intercorrência quase que na sua totalidade, entretanto, conforme explica o relatório, durante a descida para pouso no Aeroporto de Congonhas, foi apresentada no computador de bordo uma falha no sistema de frenagem da aeronave.

Diante da situação, os pilotos iniciaram algumas órbitas (voo em padrão de espera) a 21 mil pés (cerca de 6,4 km) de altitude, sobre o litoral norte de São Paulo, para consultar e trabalhar nos manuais e checklist relacionados ao problema.

Veja Abaixo parte da trajetória da aeronave:

Parte da trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: FlightRadar24

Como decisão, os pilotos resolveram alternar para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, certamente pelo local oferecer uma pista de pouso com comprimento maior do que Congonhas. Se a aeronave estivesse realmente com problema nos freios, uma pista maior assegura um pouso mais seguro.

O pouso aconteceu naturalmente e a aeronave não teve danos. De acordo com a plataforma de rastreio de voos, o jato permaneceu em solo por poucas horas e realizou um voo para Confins, em Belo Horizonte, Minas Gerais, o que pode indicar que o problema não era crítico, mas de rápida correção (ou até mesmo inexistente).

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Iniciante das Bermudas quer seus jatos Embraer E175 voando até o...

0
A companhia aérea regional iniciante em Bermuda, BermudAir, sinalizou sua intenção de lançar voos para duas cidades do leste