Início Acidentes e Incidentes

Avião da Azul está há quase 2 horas voando a baixa altitude após ter decolado de Campinas; acompanhe ao vivo

A trajetória do voo nesta manha – Imagem: RadarBox

Um avião da Azul Linhas Aéreas está há quase 2 horas voando a baixa altitude, em trajetórias circulares de espera (órbitas), sobre o interior de São Paulo após ter decolado do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

As duas telas abaixo permitem acompanhar as imagens ao vivo do aeroporto, transmitidas pelo canal Golf Oscar Romeo no YouTube, onde a aeronave deverá pousar em breve, e o rastreamento do voo em tempo real no FlightRadar24. O voo também pode ser acompanhado no RadarBox neste link.

Atualização: o pouso ocorreu em segurança às 12h41. O piloto reportou que não seria necessário nenhum apoio de solo, quando foi questionado pelo controlador de tráfego aéreo durante a aproximação. Os momentos, tanto da decolagem quanto do pouso, podem ser vistos novamente na gravação a seguir:

A aeronave das imagens acima é o Boeing 737-400F (cargueiro) de matrícula PR-AJZ, que partiu de Viracopos às 09h51 para o voo AD2002, que teria como destino o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM).

Porém, após poucos minutos desde a partida, o jato já foi colocado na trajetória de órbitas. Ainda não há informações conhecidas sobre o motivo. Geralmente, um comportamento como esse se relaciona a uma necessidade de consumo de combustível, para redução de peso antes de um pouso não previsto.

Isso acontece porque os aviões, quando decolam com tanques cheios, ficam com peso maior do que o limite máximo para o pouso. Assim, quando não há necessidade de um pouso emergencial, opta-se por gastar o combustível até chegar ao peso adequado. Há aviões que contam com sistema de alijamento (eliminação de combustível pela asa durante o voo), mas não é o caso para o Boeing 737 em questão.

Tela 1 – transmissão ao vivo

Tela 2 – rastreamento do voo em tempo real

O vídeo a seguir, do canal Viracopos FullHD no YouTube, também mostra o momento do pouso, por outro ângulo de visão:

Em nota à imprensa, a Azul Linhas Aéreas informou que questões técnicas levaram os pilotos a optarem por retornarem a aeronave ao aeroporto de origem, e que eles seguiram todos os procedimentos previstos nesta situação.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile