Avião da Azul não consegue recolher o trem de pouso e tem que voltar para o chão

Atr-72 da Azul Linhas Aéreas semelhante ao envolvido no incidente

Um bimotor ATR 72-600 da Azul Linhas Aéreas precisou retornar ao aeroporto de Maringá logo após decolar porque o trem de pouso não retraía. O incidente ocorreu no último dia 24 de dezembro e foi registrado na base do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

O incidente, que ocorreu às vésperas do Natal, envolveu o ATR 72 PR-AQI, que realizaria o voo AD-4189 de Maringá para Curitiba, no Paraná. A aeronave decolou com 40 passageiros e 4 tripulantes.

Logo após sair do chão, os pilotos notaram que a alavanca do trem de pouso ficou travada na posição “embaixo”, impossibilitando o seu recolhimento. Diante da situação, os pilotos iniciaram os procedimentos previstos nos manuais da aeronave e decidiram retornar ao aeroporto de origem.

Dados obtidos através da plataforma RadarBox de rastreio online de voos mostram a trajetória do voo. Nota-se abaixo, na imagem, que a aeronave manteve 5 mil pés (cerca de 1,52 km) de altitude e realizou algumas órbitas antes de efetuar o pouso no aeroporto de Maringá.

O pouso, por sua vez, ocorreu normalmente e sem nenhuma intercorrência após cerca de 25 minutos da decolagem. A aeronave permaneceu em solo até o dia seguinte, tendo realizado um novo voo para Curitiba.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

TST acata recurso do SNA e ação coletiva contra a Azul...

0
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) acatou recurso do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) na ação coletiva, em face da Azul