Início Empresas Aéreas

Avião da Azul perde o capacete do Senna, mas tem sua pintura ‘modernizada’

EXCLUSIVO – Um jato Embraer E195 E1 da Azul Linhas Aéreas, que tornou-se icônico ao receber a pintura especial do capacete de Ayrton Senna, está prestes a voltar a voar, mas com mudanças substanciais na sua fuselagem. A aeronave em questão tem marca PR-AYU (msn 19000434).

VOO DE TESTE – Segundo fontes próximas da empresa aérea, a aeronave, que está no hangar da Azul no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, deve realizar um ou mais voos de testes ao longo dos meses de fevereiro e março, a fim de regularizar seu CVA e o Certificado de Aeronavegabilidade, que estão vencidos. Depois disso, o jato voltará à malha aérea da companhia.

NOVA PINTURA – A pintura da aeronave, por sua vez, foi completamente refeita. A primeira mudança foi a retirada total do capacete de Senna. Outro ajuste foi a padronização do esquema de cores, passando a contar com o nome maior, a bandeira brasileira passou a constar, mas o mapa do Brasil estilizado foi removido da fuselagem. Por fim, o jato recebeu faixas verde e amarela na parte inferior.

A volta

Após ter permanecido por mais de um ano parado nos Estados Unidos, o Embraer E195-E1 da Azul Linhas Aéreas voltou ao Brasil em janeiro de 2021 e, desde então, ficou mais um ano parado em BH.

A aeronave recebeu a pintura especial em 2014, na ocasião do 20º aniversário da morte piloto Ayrton Senna, e foi batizada de “Senna Sempre”. A homenagem colocou o lendário capacete nas cores da bandeira do Brasil, que o campeão Senna usava nos circuitos de todo o mundo, no nariz da aeronave.

Com as mudanças na parceria entre a aérea e o Instituto Senna, a pintura chegou a ser encoberta enquanto o avião esteve parado em BH e, agora, removida. Não há informações se outro avião receberá tal libré.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile