Início Acidentes e Incidentes

Avião da Azul pousa em Mayday e bloqueia pista por longo período, assista

Aviões da Azul em espera ao lado da pista, em cena do vídeo que você assiste abaixo nesta matéria

Um incidente com um avião Embraer E195-E2 da Azul Linhas Aéreas na manhã desta quinta-feira, 27 de janeiro, deixou bloqueada a pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), por um longo período após um pouso em “Mayday”, ou seja, em situação de emergência.

Toda a sequência da situação, desde a suspensão das operações na pista até o pouso, inspeção da aeronave e inspeção da pista, durou cerca de 35 minutos e foi registrada pela câmera ao vivo do canal Golf Oscar Romeo, parceiro do AEROIN no YouTube, conforme você assiste no vídeo abaixo nesta matéria.

Conforme as imagens, as operações aconteciam pela cabeceira 33 do Aeroporto de Viracopos na manhã desta quinta-feira, quando o Embraer E195-E2 registrado sob a matrícula PS-AEG apresentou problema em voo.

Ele havia decolado às 08h38, mas, após cerca de 10 minutos, os pilotos iniciaram o retorno quando o jato estava a 10 mil pés de altitude (3 km) sobre a região de Holambra, não muito distante de Campinas. Foi declarada emergência (“Mayday”), ou seja, o problema resultava em necessidade de atenção e prioridade para o retorno e pouso da aeronave.

O avião iniciando o retorno – Imagem: RadarBox

Enquanto isso, por volta das 08h57 (1:52 no tempo do vídeo) da manhã no aeroporto, conforme é possível ouvir no vídeo, o controlador de tráfego aéreo da torre de Viracopos informa a outro avião da Azul que ele precisaria esperar ao lado da pista para sua decolagem, pois um avião estava em Mayday afastado 10 minutos.

Mais alguns minutos, e às 09h05 (9:48 no tempo do vídeo) foi possível ouvir o controlador atualizando a situação, informando aos aviões parados na taxiway, que agora já eram quatro, todos da Azul, que a pista estava reservada para o pouso da aeronave em Mayday e que ele traria novas informações conforme a evolução do caso.

Mais um minuto adiante (10:42 no tempo do vídeo), e um piloto pergunta se o controlador sabia qual a natureza da emergência, ao que ele respondeu que ainda não tinha esta informação.

Cerca de dez minutos depois, às 09h16 (21:08 no tempo do vídeo), o Embraer 195-E2 pousa sem problemas pela pista 33, porém, precisou ficar parado na pista. Às 09h20 (25:37 no tempo do vídeo), o controlador informou aos demais aviões que o E2 estava passando por inspeção.

Então, às 09h24 (29:17 no tempo do vídeo) o controlador informou que a aeronave não seria capaz de taxiar por meios próprios, que aparentemente ela tinha um compartimento aberto e que seus motores seriam desligados para ser rebocada para fora da pista.

Por fim, às 09h28 (32:50 no tempo do vídeo), o controlador atualiza a situação, afirmando que o Embraer E2 teria sim condição de taxiar para fora da pista, e que na sequência seria feita a inspeção da pista para a liberação das decolagens.

Após a saída do PS-AEG, às 09h31 (35:55 no tempo do vídeo) o veículo de inspeção foi visto percorrendo a pista e às 09h32 (37:29 no tempo do vídeo) o primeiro avião foi autorizado a decolar.

O vídeo a seguir mostra a gravação, em que você acompanha todos os detalhes acima descritos: