Início Empresas Aéreas

Avião da Azul sobrevoa cemitério em homenagem ao co-criador da Trip, Antônio Caprioli

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um dos principais empresários do setor de transporte do Brasil, Antônio Caprioli, faleceu hoje (30) e foi homenageado pela Azul com uma passagem baixa sobre o cemitério.

Divulgação – Trip Linhas Aéreas

Segundo o Museu da Pessoal, Antonio Augusto Gomes dos Santos, conhecido como Antonio Caprioli ou apenas Seu Antônio, nasceu em 1º de janeiro de 1941, na cidade de Sertãozinho (SP). Chegou a Campinas em 1964 e, alguns anos depois, começou a trabalhar na Viação Caprioli, empresa do sogro, de quem mais tarde herdou o negócio.

A empresa, fundada em 1933 pelo patriarca Savério Caprioli e seus filhos Mário e Anastácio, passou por diversas transformações, como o uso de gasogênio como combustível e o crescimento da malha rodoviária na região de Campinas. Antônio Augusto é formado em Química, casado com Maria Antônia e pai de dois filhos.

Fazendo linhas intermunicipais e também fretamento de turismo, a empresa cresceu tanto que o seu filho, José Mário Caprioli, decidiu criar em 1998 uma empresa aérea com o seu apoio e ajuda, a TRIP Linhas Aéreas, primeira no Brasil a utilizar os E-Jets da Embraer.

Em 2012 a empresa sediada em Campinas acabou vendida para a Azul Linhas Aéreas, mas muitas de suas características originais foram mantidas, inclusive com o foco no mercado do interior e regional. Hoje, José Mário é parte do Conselho de Administração da Azul e, assim como fazia o pai, acompanha de perto os negócios da empresa, da qual se tornou sócio após a fusão.

O legado da empresa de ônibus continua na operação aérea: a Lira Bus, criada em 1988 dentro da Caprioli Turismo, é a responsável por levar os clientes da capital São Paulo e de Sorocaba até o Aeroporto de Campinas. Hoje, no entanto, a empresa Lira pertence ao Grupo Belarmino, outro gigante no setor de transportes campineiro.

Homenagem da Azul

A causa da morte de Seu Antônio, que estava com 80 anos, não foi revelada pela família. Em comunicado oficial, o presidente da Azul Linhas Aéreas, John Rodgerson, destacou a proximidade de Antônio com a companhia aérea, que acabou sendo parte de seu legado.

“Seu Antônio era um grande pai de família e uma pessoa extremamente querida por nossos Tripulantes. Ele foi, sem dúvida nenhuma, um dos maiores precursores do setor de transportes no país. Com uma história de vida marcada pelo sucesso como empreendedor, ajudou a formar um dos mais importantes grupos do transporte rodoviário no Brasil, a Viação Caprioli.

“Antônio foi também um grande incentivador na fundação da Trip Linhas Aéreas, criada por seu filho, José Mario, no fim dos anos 90. Sua coragem naquele momento certamente foi decisiva para sermos a empresa que somos hoje, pois a Trip foi fundamental em nosso desenvolvimento e crescimento”, afirma o executivo.

John lembra que Seu Antônio foi homenageado pela TRIP em um de seus Embraer E190, de matrícula PP-PJM, que hoje está na TAP Express como CS-TPO e batizado de Açores, em referência ao arquipélago português.

A última homenagem foi feita hoje, quando o ATR 72-600, de matrícula PR-TKJ, que fazia parte da frota da TRIP quando a empresa foi incorporada pela Azul, fez passagens baixas sobre o Cemitério da Saudade em Campinas, onde foi enterrado Seu Antônio. A aeronave ainda estava com uma pintura híbrida da Azul e da Trip, como é visto abaixo:

Trajetória do voo sobre o Cemitério da Saudade em Campinas

Deixamos aqui a nossas condolências a família Caprioli e amigos. Seu Antônio era uma pessoa muito querida no meio e deixa um excelente legado no setor!

Sair da versão mobile