Avião da Azul tem falha em comandos de voo durante aproximação e pilotos alternam pouso

Airbus A320neo da Azul Linhas Aéreas

Recentemente, a Azul Linhas Aéreas reportou ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) um incidente envolvendo uma falha nos comandos de voo que levou os pilotos a alternarem o destino. A ocorrência envolveu o Airbus A320neo registrado com a matrícula PR-YRZ, quando realizando o voo regular entre a cidade de Recife e Goiânia, no último dia 24 de janeiro.

Conforme consta no banco de informações do CENIPA e também dados da plataforma RadarBox, a aeronave decolou do aeródromo de Gilberto Freyre no voo AD-4682, com seis tripulantes e cento e quarenta passageiros a bordo.

O voo ocorreu normalmente e sem intercorrências quase que na sua totalidade, entretanto, durante a fase de aproximação para pouso, a aeronave apresentou mensagem de falha no slat.

Os slats são superfícies móveis na parte frontal da asa que aumentam a sustentação para permitir um pouso em menor velocidade, que resulta em menor distância de pista necessária para a frenagem.

Parte da trajetória de voo da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Diante da anormalidade, os pilotos iniciaram os procedimentos previstos em manual e alternaram o voo para o Aeroporto Internacional de Brasília, no Distrito Federal, onde um pouso foi realizado sem problemas, após três horas e vinte desde a decolagem.

Conforme pode ser observado na imagem mais acima, o jato realizou algumas órbitas de espera, entre 9 mil pés (2,74 km) e 8 mil pés (2,44 km) de altitude, antes de voar em direção à capital federal.

De acordo com dados do RadarBox, a aeronave permaneceu no solo até o dia seguinte (25), tendo decolado rumo ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, sem novas intercorrências relatadas.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias