
Uma aeronave Airbus A321neo da Azul declarou urgência em voo nesta noite ao se aproximar do Aeroporto Internacional do Recife.
O jato cumpria o voo AD2820 desta segunda-feira, 27 de janeiro, que partiu de Guarulhos, São Paulo, e durante a descida para o aeroporto da capital pernambucana teve um indicativo de pane no slat.
Esta peça é um dispositivo hipersustentador localizado no bordo de ataque das asas de uma aeronave. Ele é utilizado para aumentar a sustentação em baixas velocidades, como durante a decolagem e o pouso, ao permitir um maior ângulo de ataque sem que ocorra o estol.
Em caso de pane no indicador de slat, problemas graves podem surgir, como a dificuldade do piloto em saber a posição real do dispositivo. Isso pode resultar em configurações inadequadas para diferentes fases do voo, comprometendo a segurança da operação, especialmente durante manobras críticas, onde a sustentação precisa ser controlada com precisão.
Por este motivo o piloto da Azul declarou emergência ao controle de voo dizendo “PAN PAN”, e informou que tinha nove minutos de voo com o combustível atual para definir se prosseguiria para Recife ou ia para o aeroporto de alternativa primária, no caso em Maceió, no estado vizinho de Alagoas, conforme áudio abaixo:
A diferença entre “PAN PAN” e “MAYDAY” está no nível de gravidade da emergência:
- “MAYDAY” (repetido três vezes) é um chamado de emergência máxima, indicando uma situação de perigo iminente ou risco à vida, como falha crítica nos sistemas da aeronave, incêndio ou necessidade de pouso de emergência. Ele exige assistência imediata e máxima prioridade no espaço aéreo.
- “PAN PAN” (também repetido entre duas a quatro vezes) é usado para situações urgentes, mas que ainda não representam uma ameaça direta à vida ou à aeronave, como problemas técnicos moderados ou condições que necessitam de atenção, mas sem risco imediato. Ele indica uma necessidade de suporte, mas não no mesmo nível crítico de um “Mayday”.
Ambos são chamados oficiais reconhecidos internacionalmente, mas “Mayday” recebe prioridade absoluta no controle do tráfego aéreo. Após uma análise dos pilotos, foi decidido seguir para Recife, onde a aeronave realizou o pouso em segurança e foi acompanhada dos bombeiros, sendo solicitado uma inspeção externa do bordo de ataque da asa, como foi possível conferir na transmissão ao vivo do aeroporto feita pelo canal Papa Charlie Golf:
Na inspeção externa realizada pelos bombeiros, nada anormal foi encontrado no slat da aeronave e o avião taxiou normalmente até o portão de embarque.