Avião da Azul tem problemas técnicos em voo e acaba não pousando em Bonito

E195 da Azul Linhas Aéreas semelhante ao envolvido na ocorrência

Uma aeronave da Azul Linhas Aéreas teve um alerta de mau funcionamento de componente em um voo para Bonito, no Mato Grosso do Sul, tendo que desviar para outro aeroporto. O incidente aconteceu no dia 13 de março e foi reportado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

Na ocasião, um Embraer E195, registrado com a matrícula PR-AYU, decolou o Aeroporto de Corumbá, também em Mato Grosso do Sul para realizar o voo com 76 passageiros e 5 tripulantes. Conforme as informações, a aeronave decolou às 11h30 locais, sem intercorrências. Durante a fase de cruzeiro, os pilotos receberam a mensagem ‘AVNX MAU 2B FAIL.

A sigla MAU faz referência a “Modular Avionics Unit”, ou Unidade Modular de Aviônicos, um módulo que engloba vários equipamentos eletrônicos do equipamento. Após avaliarem o Manual de Referência Rápida (QRH) e cumprir os checklists, os pilotos decidiram que a melhor decisão era desviar a aeronave para o aeroporto internacional de Campo Grande, na capital do estado.

A tripulação realizou um pouso seguro no aeroporto, sem novas intercorrências e os passageiros foram alocados em outro transporte até Bonito. De acordo com a plataforma RadarBox, a aeronave voltou a voar novamente no dia 14.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Assinada a ordem para o estudo do novo aeroporto em Canaã...

0
A partir de agora, serão realizadas etapas importantes para a realização da obra, como o levantamento topográfico da área.