Início Acidentes e Incidentes

Avião da Azul volta a ter a mesma pane pela 4ª vez em menos de dois meses

ATR 72 da Azul Linhas Aéreas envolvido no incidente

Um ATR 72 da Azul Linhas Aéreas parece estar dando mais trabalho do que o normal para os técnicos de manutenção da companhia, ao voltar a apresentar uma mesma falha em que os pilotos precisaram retornar ao aeroporto de origem. O incidente foi registrado no sistema do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – CENIPA.

A ocorrência aconteceu com o bimotor registrado sob a matrícula PR-AKF, que possui a pintura do Outubro Rosa, quando realizava o voo AD-2733 partindo de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, para Maringá, ambas cidades no Paraná, no último dia 2 de maio.

De acordo com o CENIPA e também dados da plataforma RadarBox de rastreio online de voos, a aeronave decolou às 08h44 locais do Aeroporto Internacional Afonso Pena com 49 passageiros e 4 tripulantes, mas, durante a subida, a tripulação recebeu uma indicação de falha no sistema de ar condicionado, com consequente aumento da temperatura da cabine.

Este é o quarto incidente envolvendo essa mesma aeronave e esse mesmo problema em menos de dois meses, sendo todos com volta ao aeroporto de origem. As ocorrências aconteceram nos dias 23 e 27 de março, e 1º de abril, conforme consta no banco de dados do CENIPA.

Vale ressaltar, no entanto, que as panes podem ser em diferentes componentes do sistema de ar condicionado, e não necessariamente no mesmo local em todas as quatro vezes.

Diante da anormalidade a bordo, os pilotos iniciaram os procedimentos previstos nos manuais e checklist do fabricante e retornaram ao aeroporto na Grande Curitiba, conforme pode ser visto nos dados do RadarBox na imagem abaixo:

Trajetória a aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Após 20 minutos de voo, a aeronave tocou o solo novamente sem novas intercorrências. Um ATR 72 substituto, registrado sob a matrícula PR-AQZ, realizou o voo AD-2733, partindo às 10h57 locais para Maringá.

Já o bimotor envolvido na ocorrência permaneceu no solo por dois dias, até a última quarta-feira (4), tendo realizando um voo para Belo Horizonte, no Aeroporto da Pampulha, local onde a Azul realiza manutenção dos aviões ATR.

Mais alguns dias à frente, e nesta segunda-feira (9), o ATR 72 decolou novamente e voou por cerca de uma hora, tendo retornado ao mesmo aeroporto, possivelmente num voo de teste para verificação pós-manutenção.

Por fim, nesta terça-feira (10) o PR-AKF voltou a operar voos comerciais, não havendo nenhum indício de novo problema até a publicação desta matéria.

Leia mais:

Sair da versão mobile