Passageiro filma caças interceptando avião da El Al após perda de contato de rádio por 12 minutos

Uma investigação está em andamento para entender por que um Boeing 777-200 da companhia aérea israelense El Al perdeu a comunicação por 12 minutos e teve que ser interceptado por caças austríacos. O voo LY-338 partiu do Aeroporto Schiphol, em Amsterdã para o Ben Gurion, em Tel Aviv, no dia 10 de abril, quando, ao passar pelos setores de controle da Ásutria, deixou de responder às comunicações.

De acordo com a mídia internacional, como resposta as autoridades austríacas enviaram duas aeronaves Eurofighter para estabelecer contato visual com o avião de passageiros. Os caças subiram para o FL370 (37.000 pés ou cerca de 11 mil metros) e estabeleceram contato com o Boeing 777-200 de registro 4X-ECF, em algum lugar no sul da Áustria.

O contato com o avião foi restabelecido simultaneamente com o contato visual, já que os pilotos devem ter notado que havia algo errado e conseguiram consertar o problema. Os passageiros do voo também ficaram alarmados com a presença dos caças, que pareciam estar muito próximos do avião, segundo testemunhas. Um dos ocupantes do voo compartilhou um vídeo da interceptação (abaixo).

Em relação ao incidente, a El Al divulgou uma declaração, afirmando que o voo seguiu a rota de voo planejada. A companhia aérea disse ainda que, após o contato com o controle de tráfego aéreo austríaco ser restabelecido, o avião continuou a sua jornada para Tel Aviv.

Os motivos para o silêncio do avião ainda não foram relatados, mas existem alguns cenários plausíveis. Uma hipótese é a de que o 777 tenha sofrido uma falha técnica. Outra possibilidade é a de que os pilotos estavam desatentos, pois não responderam às diversas chamadas. Houve até quem sugerisse que os pilotos tivessem dormido na cabine de comando.

A tripulação não fez nenhum anúncio a bordo sobre o incidente. O caso segue em investigação.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

FIDAE ressalta as apresentações da Esquadrilha da Fumaça, do Brasil, e...

0
As esquadrilhas realizarão acrobacias de alto nível na Exposição Aeroespacial com a maior história e reconhecimento da América Latina.