Avião da esquadrilha chilena Halcones cai dentro de uma escola

GB1 Gamebird da Escuadrilla de Alta Acrobacia Halcones envolvido no acidente

Um avião da Escuadrilla de Alta Acrobacia Halcones, da Força Aérea Chilena (FACh), caiu no último final de semana e foi parar dentro de uma escola. Apesar do susto, nenhum dos ocupantes a bordo sofreu ferimentos graves.

O acidente ocorreu no domingo (13) na comuna de Chillán, centro do Chile, quando a aeronave, um GB1 Game Bird, realizava um deslocamento para outro aeroporto. Preliminarmente, foi informado que a causa da ocorrência seria devido à paralisação do motor.

A aeronave caiu num campus do Colégio Seminário Padre Hurtado. Após o impacto em um campo de futebol, a aeronave parou dentro de um armazém, conforme pode ser visto na imagem mais abaixo nesta matéria.

Na ocorrência ficaram feridos o piloto número #4, Tenente Álvaro Rivas Schafer, assim como o mecânico Heber Orellana. Ambos saíram dos destroços por conta própria e foram posteriormente transferidos por um helicóptero da FACh para o Hospital Regional de Chillán com pequenas contusões.

Imagem via redes sociais

Em nota, a FACh disse:

A Força Aérea do Chile informa que esta tarde, uma aeronave do Esquadrão de Alta Acrobacia “Halcones” da FACh, durante um voo de transferência de Concepción a Chillán, sofreu uma emergência, obrigando o piloto a realizar uma manobra de pouso em terreno limpo, subsequentemente impactando um armazém.

O treinamento e a habilidade do piloto fizeram com que ele e seu tripulante sofressem apenas pequenas contusões e nenhum dano fosse causado a terceiros.

A Força Aérea agradece os inúmeros sinais de preocupação e apreço pelos integrantes do nosso Esquadrão Halcones e, juntamente com a realização das investigações correspondentes para apurar as causas deste acidente, dará todo o suporte para reparar os danos causados.

Halcones no Brasil

No último dia 21 de agosto, o grupo acrobático esteve na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), para o tradicional  Domingo Aéreo 2022 e também para as comemorações dos 70 anos da Esquadrilha da Fumaça. Para relembrar as demonstrações realizadas pelos Halcones, basta clicar nos títulos abaixo.

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Em pleno voo, passageiro se levanta, abaixa as calças e urina...

0
Uma proibição vitalícia de voar pela LOT Polish Airlines foi emitida a um passageiro que urinou na porta de saída de um Boeing 787 Dreamliner