Avião da FAB leva mais suprimentos ao Líbano e supera 2.000 repatriados trazidos ao Brasil nos 10 voos da operação

Imagem: Divulgação – FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que atingiu a marca de 2.072 brasileiros e 24 animais de estimação repatriados na Operação “Raízes do Cedro”, em apenas um mês. Esse número foi atingido no décimo voo da missão, finalizado nesta terça-feira (05/11), ao pousar às 04h06 da madrugada em Guarulhos, cujo avião também transportou ao Líbano 27,3 toneladas de doações essenciais.

Imagem: Divulgação – FAB

Coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em parceria com os Ministérios da Saúde e da Defesa, a operação tem levado apoio humanitário e resgate em resposta ao agravamento do conflito no país.

Além dos 213 brasileiros e quatro animais de estimação resgatados na vinda do décimo voo, antes, no voo de ida do avião KC-30, a FAB transportou insumos hospitalares, incluindo 3.734 ampolas de filgrastim e 146 ampolas de anfotericina B lipossomal, além de cestas básicas. Esses donativos foram arrecadados pela Embaixada do Líbano em Brasília e pelo Consulado-Geral do Líbano em São Paulo, em parceria com a Associação Unidos pelo Líbano (UpL).

Ao todo, mais de 110 toneladas de suprimentos de saúde e alimentos já foram enviadas ao Líbano, atendendo a um pedido da Embaixada do Líbano, sem comprometer o abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.

A Operação “Raízes do Cedro”, do Governo Federal, envolve uma atuação integrada da FAB com os ministérios e supera as expectativas iniciais de repatriar cerca de 500 brasileiros por semana.

Sob a cooperação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), a FAB mantém as missões regulares utilizando aviões KC-30, operado pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário – sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL), Rio de Janeiro (RJ), e KC-390 Millennium, operados pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus – da Base Aérea de Anápolis (BAAN).

Informações da Força Aérea Brasileira

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Eve assina parceria com a maior rede mundial de terminais de...

0
O propósito da parceria será investigar os requisitos de ecossistema e os serviços em solo necessários para operações seguras, eficientes e