O Aeroporto de Istambul teve que fechar uma de suas pistas nesta quarta-feira (8) após um incidente envolvendo um avião de carga pertencente à Fedex. A aeronave foi forçada a pousar com o trem de pouso dianteiro recolhido. Toda a situação foi gravada em vídeo.
O avião, um Boeing 767-300, foi forçado a lidar com um problema hidráulico que impediu a abertura de seu trem de pouso dianteiro. Tendo comunicado o problema à torre de controle do Aeroporto de Istambul, o piloto fez duas passagens antes de executar a aterrissagem de barriga. Felizmente, este incidente não resultou em mortes ou ferimentos graves.
Crew of FedEx Boeing 767-300SF cargo aircraft has landed with its nosegear up at Istanbul Airport, Turkey.
— AviatorsMaldives (@AviatorsMaldive) May 8, 2024
Video: Anadolu Ajansi
Telegram Channel: https://t.co/KUkXqwLO2W pic.twitter.com/xtSyVcTjlD
O ministro dos Transportes e Infraestrutura da Turquia, Abdulkadir Uraloğlu, declarou que a aeronave se arrastou por cerca de 370 metros após a aterrissagem. O avião estava retornando para Istambul de Paris em uma rota de carga.
Uma equipe de pesquisa e análise de acidentes da administração governamental foi designada para dar prosseguimento à investigação. A pista na qual o avião pousou está temporariamente fechada para voos enquanto se aguarda a remoção do avião e uma avaliação dos possíveis danos causados.
As operações continuam normalmente no Aeroporto de Istambul, graças à sua infraestrutura extensiva, minimizando o impacto deste incidente nos serviços de voo. Vale reforçar que a segurança de passageiros e tripulação é uma prioridade máxima para todas as partes envolvidas
More images after the 767 came to rest on its nose on the runway. @Tangocharliejuihttps://t.co/Rn26puBTQc pic.twitter.com/LzSSSvPifB
— JACDEC (@JacdecNew) May 8, 2024