Em uma longa jornada cruzando todo o mundo, com diversas escalas, pousou no Brasil nesta segunda-feira, 27 de março, mais um avião Boeing 737 da Gol Linhas Aéreas que foi enviado até a China.
O jato 737-800 registrado sob a matrícula PR-GGD havia partido do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, há pouco mais de 4 meses, em 5 de novembro de 2022, e voado até o aeroporto Pudong (PVG) de Shanghai, na China. Fazendo escalas em Espargos (Cabo Verde), Tirana (Albânia) e Bishkek (Quirguistão), o equipamento chegou ao destino em 9 de novembro.
Agora, após todo esse período na China, a aeronave decolou PVG para voltar ao Brasil na última sexta-feira, 24 de março, e realizou escalas em Guam (território na micronésia), em Honolulu e Victorville (Estados Unidos) e em San Jose (Costa Rica), até fazer o último trecho rumo ao aeroporto de Confins, onde fica o grande Centro de Manutenção da Gol. O pouso ocorreu pouco depois da 01h00 da madrugada desta segunda, 27.
Com isso, o jato agora tem em seus registros de voo uma volta completa por todo o planeta, com cerca de 41.000 km percorridos. O mapa a seguir mostra todo o trajeto executado desde a saída do país até o retorno:
Como mostrado previamente pelo AEROIN, este Boeing 737 é um dos seis que a empresa aérea selecionou para serem convertidos em aviões cargueiros, para as operações do contrato com o Mercado Livre.
Ele foi enviado até a Shanghai porque lá fica a Boeing Shanghai Aviation Services (BSAS), a primeira linha de conversão da Boeing para o modelo. Lá, o avião foi transformado em um 737-800 BCF (Boeing Converted Freighter, ou cargueiro convertido Boeing), e pode ou não já ter recebido a pintura amarela da empresa de e-commerce (pode ser pintado em Confins), de maneira semelhante ao que foi feito com os exemplares anteriores.
Existem outras linhas de conversão pelo mundo, mais próximas do Brasil, porém, a definição sobre em qual delas o trabalho será feito depende da disponibilidade das instalações e da urgência da necessidade da companhia aérea.
O PR-GGD foi fabricado em 2008 e entregue diretamente para a Gol Linhas Aéreas. Chegou a voar por alguns meses pela Webjet em 2012, e desde então continuava transportando passageiro na Gol.
Com este retorno ao Brasil, após os processos regulatórios necessários para aprovação da nova operação como cargueiro, este 737-800 deverá voar sob a matrícula PS-GFE, tornando-se o 5º avião BCF da Gol a serviço do Mercado Livre.
A companhia informou que planeja receber o 6º ainda neste ano de 2023.