Início Acidentes e Incidentes

Avião da GOL derrapa, atinge luzes da pista e passageiro ameaça quebrar tudo

Um incidente envolvendo um avião da GOL Linhas Aéreas na noite da quarta-feira para esta quinta-feira, dias 17 e 18 de novembro, resultou em mais uma confusão com passageiro, cerca de duas semanas após o problema anterior em que outros viajantes quebraram o check-in da companhia aérea.

O vídeo a seguir mostra um passageiro ameaçando o funcionário do balcão da companhia, gritando que “esse Brasil é uma b**** por causa disso, esse povo tem que quebrar tudo isso aqui…essa b**** dessa GOL”. Ele então continua com mais palavrões enquanto questiona se a companhia não tem nenhum outro avião para mandar até Maringá.

Na ocorrência em questão, o Boeing 737-800 registrado sob a matrícula PR-GXH, com 111 pessoas a bordo entre tripulantes e passageiros, realizava o voo G3-1108 que partiu do Aeroporto de Guarulhos (SP) para o de Maringá (PR), porém, enfrentou um imprevisto durante a chegada ao destino.

Segundo fontes informaram ao AEROIN, durante o pouso pela cabeceira 28, realizado às 23h35 sob condições meteorológicas adversas, a aeronave sofreu uma derrapagem que a levou a atingir algumas luzes do balizamento lateral da pista. Dados das plataformas de rastreamento de voo mostram a trajetória do jato, afastando-se primeiro para o lado direito e depois para o esquerdo da pista:

Imagem: FlightRadar24

As condições meteorológicas do horário próximo ao do incidente indicavam trovoada, vento de 310º com 13 nós e ocorrência de rajadas de até 28 nós (52 km/h).

Apesar da momentânea dificuldade durante a desaceleração, e de danos sofridos pelo Boeing 737 por conta do contato com o balizamento, os pilotos puderam fazer o retorno ao final de pista e retornar taxiando por meios próprios até o pátio de desembarque.

Uma inspeção após o incidente constatou dois pneus e uma calota danificados no trem de pouso principal, e a parte inferior da fuselagem ainda seria analisada quanto a possíveis danos adicionais.

Após o voo, o Boeing 737 estava programado para permanecer em Maringá até a manhã seguinte. O avião decolaria às 06h15 desta quinta-feira no voo G3-1109 de volta para Guarulhos, porém, devido aos danos sofridos, precisou ser retirado da programação para ser submetido a manutenções, e o voo foi cancelado.

Como consequência, o problema visto no vídeo acima se desenvolveu com os passageiros que embarcariam em Maringá, porém, até o momento não há informações adicionais que permitam concluir se houve omissão ou falha no atendimento da companhia, como acusa o passageiro.

Entramos em contato com a GOL Linhas Aéreas para a obtenção da mais detalhes sobre toda a situação descrita, e a companhia forneceu o seguinte posicionamento:

Durante a corrida de pouso do voo GOL G31108, entre Guarulhos (GRU) e Maringá (MGF), na noite de quarta-feira (17/11), uma das rodas da aeronave danificou lâmpadas do sistema de balizamento luminoso na lateral da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Regional de Maringá – Silvio Name Júnior. Apesar do incidente, passageiros e tripulantes desembarcaram em total Segurança.

A Companhia e o CENIPA conduzirão as investigações visando eventuais oportunidades de melhoria em processos e procedimentos de Segurança, valor número 1 da GOL.

Atualização (19/11): a companhia complementou seu posicionamento também a respeito do problema com o passageiro no aeroporto:

“Devido à investigação em curso, o voo G3-1109, entre Maringá e Guarulhos, que seria realizado com a mesma aeronave na manhã de ontem, foi cancelado. Foram oferecidas vagas em outros voos da GOL e de outras companhias na quinta-feira (18), além de facilidades como acomodação e alimentação aos passageiros.

O homem do vídeo não estava no voo da noite. Ele esteve no aeroporto de Maringá pela manhã e, logo após o incidente, antes mesmo de se apresentar, realizar check-in ou ouvir tratativas oferecidas aos outros clientes, deixou o local e não retornou mais.”

A aeronave permanecia em solo em Maringá até a publicação desta matéria no meio da tarde da quinta-feira. O voo seguinte da GOL, com outra aeronave, para Guarulhos partiu do aeroporto paranaense às 11h27 da manhã.

Sair da versão mobile