Avião da Hi Fly é atingido por caminhão de combustível antes de partir em voo da TAAG

Airbus A330-200 da Hi Fly – Imagem ilustrativa – Fonte: Hi Fly

A TAAG Linhas Aéreas de Angola informa, através de um comunicado, que o voo DT-650, programado para decolar às 23h20 da última quarta-feira, dia 2 de novembro, sofreu um atraso devido a uma ocorrência no momento do abastecimento.

Segundo a companhia aérea, o avião que cumpriria um itinerário de ida e volta de Luanda, em Angola, a Lisboa, em Portugal, partiu para o destino com um ligeiro atraso motivado pela necessidade de substituição de equipamento devido a um incidente (choque) entre o caminhão da Sonangol e a aeronave Airbus A330 da companhia Hi Fly, que operaria o voo da TAAG.

Nota: apesar das informações sobre o A330, dados das plataformas de rastreamento online de voos indicam que o único avião que está parado em Luanda é o Airbus A340-300 registrado sob a matrícula 9H-FOX, portanto, possivelmente é esse o equipamento envolvido.

Airbus A340-300 – Imagem: BriYYZ / CC BY-SA 2.0, via FLickr

O incidente inesperado motivou a reação das equipes da TAAG para garantir o serviço aos passageiros, tendo o voo sido assegurado por uma aeronave de substituição, modelo Boeing 777, dessa vez da própria companhia angolana, subtraída de um dos serviços que estava em programação para o dia 3 de novembro, sem impacto adicional para a programação global de voos da empresa.

Boeing 777 da TAAG

“Os passageiros seguiram viagem com um pequeno atraso, tendo a TAAG empregado todos os esforços para garantir o cumprimento do serviço Luanda-Lisboa-Luanda num claro sentido de compromisso para com os seus clientes e parceiros”, declara a companhia aérea.

A TAAG solicitou a abertura de um inquérito para averiguação da ocorrência, que teve apenas danos materiais ao avião, sem feridos, e comunicou às entidades competentes – a SGA (Sociedade Gestora de Aeroportos) e a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Até o momento da publicação dessa matéria, não há maiores detalhes sobre qual dos Airbus A330 da Hi Fly foi envolvido no problema, e nem sobre qual o local e a extensão dos danos à aeronave e ao caminhão de abastecimento.

Informações da TAAG

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Ativistas invadem o pátio e vão em direção a um avião...

0
Um protesto de ativistas do grupo "No CPR" atrasou a partida de um voo da Royal Air Maroc no aeroporto de Milão, em 20 de março.