Início Variedades

Avião da Iberia estava mesmo vazio e 200 espanhóis acabam abandonados no Equador

Embora a prefeita Cynthia Viteri tivesse dito que colocaria os carros novamente na pista do aeroporto de Guayaquil, se necessário, vídeos circulando na internet provam que o avião chegou completamente vazio ao Equador e, ao que consta, voltou quase vazio para a Europa. Como resultado, mais de 200 espanhóis que estavam esperando resgate acabaram presos na cidade portuária do equatoriana.

Vídeo mostra o avião da Iberia completamente vazio

Talvez a prefeita estivesse muito revoltada, já que seu exame para Covid-19 deu positivo nesta quarta-feira, como relatou o El Universo, mas ainda assim, isso não lhe dava ao direito de passar por cima do governo de seu país e ferir uma regra internacional ao fechar a pista de um aeroporto internacional com carros da polícia e do aeroporto.

Mas agora já está feito e cerca de duas centenas de espanhóis acabaram por ficar sem seu voo de resgate, diante do impasse entre o governo nacional e prefeitura de Guayaquil. Sem poder seguir com sua missão para Guayaquil, o avião Airbus A340-600 da Iberia acabou por decolar de volta para a Espanha quase que completamente vazio.

No total, a imprensa local diz que há 400 europeus na cidade de Guayaquil a espera de um resgate, mas como e quando isso acontecerá virou uma incógnita.

O avião voltou à Espanha na noite de ontem, quase vazio

Avião estava vazio

O grande receio da prefeita era que o avião trouxesse europeus contaminados ao país, que já fechou todas as suas fronteiras na última segunda e só está aceitando voos de carga ou de emergência. Embora soubesse que o avião estava vazio, ainda assim a prefeita insistiu em bloquear o pouso e, mais do que isso, disse que faria de novo.

Após o incidente vir à tona, vídeos começaram a surgir na internet do avião chegando a Quito, para onde teve que alternar. Os novos vídeos mostram a equipe do aeroporto abrindo a posta do avião e sendo recebida pelos comissários, com o avião completamente vazio (espere o vídeo carregar).

Irritou muita gente

Com uma ação impulsiva, a prefeita conseguiu frustrar um voo de resgate, deixando 200 espanhóis presos no Equador, arrumar confusão com o governo nacional por tomar uma decisão que não era de sua competência e causar um incidente diplomático com a Espanha.

O Ministério dos Transportes e Obras Públicas do Equador, em comunicado, culpou a Prefeitura de Guayaquil por dificultar a atividade aérea planejada dentro do estado de emergência sanitária que o país está enfrentando devido à presença de casos COVID-19.

“Consideramos o órgão municipal responsável pela falta de voos de emergência e aqueles previamente autorizados a levar passageiros estrangeiros para seus destinos”, afirmou o Ministério em seu comunicado, no qual também rejeitou “qualquer tentativa de violência nas pistas de pouso. que o país tem “.

Ele lembrou que o Comitê de Operações de Emergência (COE) permitia a partida de voos internacionais com passageiros estrangeiros do aeroporto de Guayaquil.

A Espanha está em isolamento compulsório devido ao surto do Coronavírus no país, enquanto que o Equador aparenta estar com números estáveis de contágio. De maneira surpreendente, a prefeita acabou por contrair o vírus e hoje deixou um vídeo em sua rede social, avisando que estava se licenciando por uns dias para se cuidar.

https://aeroin.net/video-prefeito-coloca-carros-na-pista-para-impedir-pouso-de-airbus-a340-vindo-da-europa/
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile