Avião da Itapemirim tem falha hidráulica em voo e executa um pouso não esperado

Aeronave da Itapemirim Transportes Aéreos envolvida no incidente

Uma aeronave da frota da Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) teve problemas hidráulicos em voo, fazendo com que os pilotos retornassem ao aeroporto de origem. O incidente foi registrado no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

A ocorrência envolveu o Airbus A320 registrado sob matrícula PS-TCS, que estava realizando um voo de passageiros partindo da cidade do Rio de Janeiro para Brasília, na última sexta-feira, dia 10 de dezembro.

De acordo com informações registradas no CENIPA, e também dados da plataforma de rastreios de voos FlightRadar24, a aeronave decolou do Aeroporto Internacional do Galeão às 08h39 com 116 passageiros e 6 tripulantes.

Logo após a decolagem, ainda durante a subida, a aeronave apresentou uma falha no sistema hidráulico. Os pilotos iniciaram os procedimentos previstos nos manuais de referência do Airbus, estabilizaram a aeronave a 18 mil pés (cerca de 5,49 km) de altitude, e retornaram para o aeroporto de origem.

Após pouco mais de 20 minutos desde a decolagem, a aeronave pousou no Galeão.

O Airbus A320 envolvido teve que ser recolhido para manutenção e retornou ao serviço somente do domingo, dia 12 de dezembro, tendo realizado um voo para Guarulhos, em São Paulo.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: FlightRadar24

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias