Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.
Um pássaro acabou atrapalhando um voo da KLM, que teve que retornar para Amsterdã em torno de 3 horas após ter decolado.
Uitklapfoto: Bird strike! 🦅 🐦 Schade aan de motor van @KLM Boeing 777 PH-BQD. Onderweg naar Zanzibar, omgedraaid boven Griekenland, terug naar AMS ✈️#avgeek #avgeeks #aviation #planespotting #KL515 pic.twitter.com/NCAXJ649fw
— Menno Swart (@MennoSwart) February 28, 2021
O caso aconteceu num Boeing 777-300ER de matrícula PH-BQD que ia da cidade holandesa para Zanzibar, na Tanzânia. O avião acabou atingindo um pássaro no seu motor esquerdo e precisou retornar. Não se sabe se o impacto foi durante a decolagem (mais provável dado o histórico de ocorrências do tipo e pelo Aeroporto Schiphol, em Amsterdã, ter muitas fazendas próximas, que atraem pássaros) ou já na subida.
É improvável que o choque tenha acontecido em cruzeiro, embora algumas espécies de aves possam voar tão alto quanto os aviões, sendo um exemplo o ganso cabeça-listrada, que voa a até 29 mil pés (8,83km) de altitude.
De qualquer maneira, a decisão da tripulação por retornar apenas quando estava sobrevoando o Mediterrâneo, próximo da Grécia, causou comentários de dúvida nas redes sociais, já que o avião tinha percorrido um terço de todo o voo.
A aeronave voltou para Amsterdã sem problemas, tendo inclusive feito mudanças de altitude, para mais e para menos. Um passageiro compartilhou a foto do estrago após o Boeing ter pousado, e é possível ver um belo amassado na entrada do motor.
KLM #KL515 to Zanzibar was forced to return to Amsterdam due to a birdstrike https://t.co/FtOc2g9UqK pic.twitter.com/js37JqIwOg
— RadarBox (@RadarBox24) February 28, 2021