Avião da Latam colide contra a ponte de embarque no aeroporto de Congonhas

Foto cedida ao AEROIN

Uma aeronave Airbus A320 da Latam se envolveu num incidente em Congonhas, vindo a colidir contra uma ponte de embarque após ultrapassar seu ponto de parada. Segundo informações, o incidente foi registrado na noite de sexta-feira, 29 de julho, e ainda estava sendo apurado se o caso fora relacionado a algum problema na hora da frenagem da aeronave ou a um balizamento errado.

Fontes informaram ao AEROIN que o Airbus A320 (PR-MYN) havia aterrissado e fora autorizado pelo controle de Solo a ocupar uma das concorridas pontes de embarque do aeroporto central da capital paulista. Enquanto se aproximava para estacionar, e por algum motivo ainda não informado, a aeronave ultrapassou a marcação que há no chão e atingiu a estrutura do finger.

As fotos, compartilhadas por fontes no local, mostram que a nacele do motor colidiu e ficou com sua parte dianteira amassada. Isso resultou na remoção da aeronave da malha, a fim de realizar reparos.

NOTA DA LATAM: A LATAM Brasil confirma o ocorrido na noite de sexta-feira (29/7) envolvendo sua aeronave do voo LA-3633, de Vitória para São Paulo/Congonhas, no momento de parada na posição de estacionamento. Toda a tripulação e os passageiros não sofreram qualquer ferimento e foram desembarcados normalmente. A aeronave foi recolhida para manutenção e a companhia está apurando a ocorrência.

Foto cedida ao AEROIN

Manobras

No solo dos aeroportos como Congonhas, existe uma sinalização no solo que informa o ponto exato que a aeronave deve parar, a fim de que esteja perfeitamente ao alcance da ponte de embarque (que é móvel).

No entanto, da cabine, os pilotos não têm a visão clara do lugar exato de parada e, portanto, contam com auxílio em terra, que pode ser uma pessoa (balizador) ou um equipamento com luzes sinalizadoras, que indica exatamente o local de parada.

Quando o ponto de parada é atingido, os pilotos são sinalizados e aplicam os freios de estacionamento. No momento seguinte, a ponte de embarque é acoplada e inicia-se o movimento de embarque ou desembarque de passageiros. No caso relatada nesta matéria, a aeronave ultrapassou a marca designada no solo.

Foto cedida ao AEROIN
Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

No Aeroporto de Porto Alegre, passageiro foi preso após despachar malas...

0
O homem embarcaria para Portugal, porém, durante atividade de rotina dos policiais federais no aeroporto, com o auxílio de um