Avião da Latam com marca chilena faz voo estranho que termina em Congonhas; entenda

No dia de ontem, sábado (9), uma aeronave Airbus A319 da Latam Chile, de marcas CC-CPE (msn 2321), realizou um voo pouco usual, decolando de Santiago do Chile e voando até Fortaleza, de onde seguirá para Congonhas nos próximos dias.

Cientes da incomum rota (Santiago – Fortaleza – Congonhas), leitores indagaram ao AEROIN sobre o motivo do voo, depois que acompanharam sua primeira perna (de Santiago a Fortaleza) nas plataformas de rastreamento como o Radarbox.

Há, porém, uma explicação para isso, uma vez que essa aeronave, assim como outra do mesmo modelo, deve ser transferida da operação chilena da Latam para a brasileira em breve. No Brasil, esse avião deverá ser o PT-TPB (a confirmar), enquanto o outro deve ser o PT-TPA (msn 5005, ex-CC-BCE).

O mais curiosode tudo isso está na rota escolhida pela Latam, onde o avião sai do Chile, cruza todo o Brasil para pousar no Ceará, e depois volta ao sudeste. Do ponto de vista dos custos operacionais, a rota não parece fazer sentido, dado o gasto de combustível, e considerando que existe a possibilidade de nacionalizar a aeronave em aeroportos mais próximos de suas bases, como Confins (BH), por exemplo.

De qualquer forma, imagina-se que podem haver outros fatores que compensem o gasto operacional para a empresa. No passado, o AEROIN já indagou a Latam a respeito destas rotas, mas a empresa não explicou o motivo da escolha.

ERRATA: esta publicação foi atualizada para ajustar as marcas esperadas para as aeronaves.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aeroporto São Paulo Catarina teve movimento 66,9% maior no 1º trimestre...

0
A JHSF Participações S.A, empresa voltada ao setor de alta renda, anuncia hoje as prévias operacionais do 1º trimestre de 2024 para os seus