Avião da LATAM é captado indo para o Havaí; o que significa esse voo?

Imagem: RadarBox

Um voo curioso de um avião da LATAM chamou a atenção neste meio de semana quando o mesmo foi captado se deslocando até as ilhas do Havaí, no meio do Oceano Pacífico. Mas o que seria esse estranho voo?

Na verdade, não se trata exatamente de um voo da LATAM, mas sim de um para a LATAM. O código do voo é o OMD123, ou seja, é uma operação da empresa Nomadic Aviation, especializada em voos de teste e translado em qualquer parte do mundo.

Imagem: RadarBox

A aeronave em questão é a registrada sob a matrícula CC-CXE, um Boeing 767-300ER fabricado em maio de 2008 e entregue diretamente ao Grupo LATAM, onde nunca deixou de operar ao longo destes quase 14 anos de serviço.

Porém, depois de todo esse tempo transportando passageiros entre diversos países, o avião agora ganhou uma nova função: foi convertido para se tornar um transportador de cargas.

Mas, afinal, por que fez este voo até Honolulu se a LATAM não opera voos de carga para lá?

A resposta está sendo publicada há pouco mais de 1 dia nos perfis sociais de Jon Ostrower, jornalista especializado em aviação, e Steve Giordano, piloto e um dos donos da Nomadic Aviation.

Steve e seu parceiro e sócio Bob Allen estão fazendo o translado de entrega da aeronave para a LATAM, após o avião ter sido convertido nas instalações de uma empresa especializada neste serviço, que fica localizada em Singapura. O CC-CXE havia voado para lá no dia 13 de outubro do ano passado.

E Jon Ostrower está acompanhando a interessante missão de cruzar boa parte do mundo com o Boeing 767 convertido, e fazendo registros para depois produzir conteúdos a respeito.

Geralmente, aviões cargueiros partindo da Ásia para as Américas fazem uma parada de reabastecimento em Anchorage, no Alasca. Neste caso, porém, como o jato está vazio, apenas sendo levado de um lugar a outro, consegue voar mais longe por estar mais leve, sendo possível fazer o trajeto longo entre Singapura e Honolulu, de cerca de 12 horas de voo.

O próximo trecho, que deve começar nas próximas horas, será de Honolulu para Miami, na Flórida, em mais uma jornada direta bastante longa.

A seguir, acompanhe diversas fotos e vídeos de Jon e Steve nesta primeira etapa fá voada.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias