Início Acidentes e Incidentes

Avião da Latam foi autorizado a decolar e veículo não estava liberado a entrar na pista

Imagem: Reprodução / Redes Sociais

Novas atualizações dessa segunda-feira, 21 de novembro, sobre o acidente entre um avião Airbus A320neo da Latam e um caminhão de bombeiros no aeroporto de Lima, no Peru, indicam que o veículo não estava autorizado a entrar na pista.

Conforme reporta o The Aviation Herald, o Ministério de Transportes e Comunicações do Peru, em seu papel de Autoridade de Aviação Civil do país, declarou que o comunicado da administradora do aeroporto (LAP – Lima Airport Partners), sobre o agendamento e a autorização para o início da simulação de emergência, estava essencialmente correto, no entanto, tal comunicação e coordenação não significa que os caminhões foram liberados para entrar na pista ativa.

Segundo a autoridade, neste momento não há comentários disponíveis se os caminhões foram liberados para entrar na pista ou não. No entanto, o ministério confirmou que a aeronave da LATAM foi liberada para decolagem.

Apesar da declaração, porém, também nesse dia 21 de novembro, a Autoridade de Tráfego Aéreo (CORPAC) afirmou categoricamente que nenhum veículo havia sido liberado para entrar na pista. Houve coordenação para um exercício a ser realizado pelos serviços de resgate, porém, deveria ser realizado fora da pista.