Na última quarta-feira (6), o programa Avião Solidário da LATAM, em colaboração com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), realizou o transporte gratuito de dois micos-leões, contribuindo para a conservação de espécies ameaçadas de extinção.
Um macho de mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) chamado Da Vinte e um macho de mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus) chamado Benjamin, ganharam novos lares para atuarem em programas de reprodução e preservação.
Da Vinte, o mico-leão-dourado, foi vítima de tráfico de animais e, após ser resgatado em Cubatão (SP) em 2020, foi levado ao Zoológico de São Paulo. Ele agora está a caminho da Fundação Jardim Zoológico de Brasília, onde formará um casal reprodutivo, contribuindo significativamente para a conservação de sua espécie sob cuidados humanos.
Benjamin, o mico-leão-preto, nasceu no Zoológico de São Paulo em 2016 e foi transferido para a Fundação Hermann Weege – Zoológico Pomerode (SC). Sua transferência visa formar um casal reprodutivo essencial para a preservação da espécie, que possui apenas 84 indivíduos sob cuidados humanos no mundo.
A escolha dos casais foi feita de acordo com o Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica, conduzido pelo ICMBio, com recomendações de um studbook keeper. Esse consultor genealógico promove a conservação através do estudo populacional dos indivíduos mantidos sob cuidados humanos, garantindo um tamanho populacional satisfatório, estabilidade demográfica e diversidade genética.
Esses pareamentos são cruciais para a sustentabilidade das iniciativas de conservação dessas espécies emblemáticas e endêmicas do Brasil. O transporte aéreo gratuito facilitado pela LATAM Cargo evitou longas viagens terrestres — 13 horas e mil quilômetros para Brasília e 9 horas e 600 quilômetros para Pomerode —, demonstrando um compromisso significativo com a conservação da biodiversidade brasileira.