Início Novidades

Avião da Latam perdeu os dois motores e teve a RAT estendida durante pouso de emergência

Foto cedida

Hoje mais cedo, o AEROIN publicou informações de um voo da Latam que fez um pouso de emergência em Assunção na quarta-feira (26), após voar em meio a uma forte tormenta com granizo, que afeta o país vizinho, localizado ao sul do Brasil. Segundo relatos de passageiros, em certo momento, pilotos e tripulantes pediram que todos ficassem em posição de impacto.

Fontes próximas da operação da companhia no Paraguai compartilharam fotos do pós-incidente, mostrando detalhes do radome (o nariz da aeronave) totalmente destruído, as janelas do cockpit igualmente danificadas e até a RAT (turbina de emergência) estendida. Segundo os relatos, o avião chegou a perder os dois motores em voo, mas um deles voltou a funcionar, viabilizando o pouso.

A Ram Air Turbine (RAT) é o último recurso de geração de eletricidade para a aeronave quando ela deixa de receber a energia gerada a partir do funcionamento do motor, da unidade auxiliar (APU – Auxiliary Power Unity) ou das baterias.

A RAT faz parte do modo de configuração de emergência elétrica. Ao ser estendida para fora na parte inferior da fuselagem, é acionada por uma hélice exposta ao fluxo de ar, funcionando assim como um gerador eólico. Sua carga gera energia suficiente para que os sistemas básicos de navegação possam funcionar.

O caso do voo da Latam ainda será investigado pelas autoridades aeronáuticas. Veja abaixo as fotos impressionantes do incidente.

Nota da Latam

A LATAM Airlines Paraguai informa que o voo LA1325, que operava a rota Santiago-Assunção em 26/10, precisou alternar pouso para o aeroporto de Foz do Iguaçu às 18h43 (hora local) devido às más condições meteorológicas em Assunção.

Com a melhora das condições em Assunção, a aeronave retomou a sua rota para a capital paraguaia, mas enfrentou condições climáticas severas durante o voo, o que exigiu um pouso de emergência em Assunção às 23h09 (hora local). Não houve feridos entre os passageiros e a tripulação, que foram imediatamente atendidos pelas equipes de solo quando chegaram ao Paraguai.

As condições climáticas do voo causaram danos na fuselagem da aeronave e impactaram as operações. Para a linha aérea, qualquer evento relacionado à segurança de voo é considerado grave.

Seguindo os regulamentos aeronáuticos, a LATAM Airlines Paraguai está colaborando com a investigação das autoridades competentes sobre o incidente.

Lamentamos a situação vivida por nossos passageiros. A LATAM Airlines Paraguai está em contato com todos os clientes deste voo para prestar o apoio necessário.

Foto cedida
Foto cedida
Foto cedida

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile