Avião da Latam vem “de lado” para pousar e precisa arremeter em aeroporto baiano

Um Airbus da Latam fez uma aproximação “de lado” em Ilhéus, na Bahia, enquanto se aproximava em meio a fortes ventos.

O voo entre Guarulhos e Ilhéus da Latam, operado pelo Airbus A319 de matrícula PT-TMG, tentou o pouso por três vezes, mas os fortes ventos impediram que o procedimento ocorresse com segurança e os pilotos, em conformidade com os procedimentos, decidiram por arremeter nas três tentativas.

Segundo dados do boletim meteorológico divulgado pela aeronáutica, no momento da primeira tentativa de pouso, o vento estava com rajada de 20 nós (37 km/h), que acabou aumentando para 28 nós (51 km/h) ao longo do dia. Os dados apontam que o vento estava praticamente perpendicular à pista, motivo pelo qual o A319 se aproximou de lado.

Após pouco mais de uma hora entre tentativas, voltas e espera, a tripulação seguiu para Salvador, onde o avião foi reabastecido e voltou para Ilhéus, conseguindo pousar em segurança na primeira tentativa, três horas após o horário previsto de chegada.

Apesar de tratar-se de um procedimento normal, é interessante ver a força do vento e a resposta da aerodinâmica da aeronave no vídeo abaixo.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias