Avião da Qantas voa 12 horas e aterrissa em Buenos Aires mais cedo do que decolou

A empresa australiana Qantas terá alguns voos especiais para a América do Sul, particularmente para a capital argentina, Buenos Aires, por ocasião do torneio 2022 Rugby Championship. Serão três operações durante os meses de julho, agosto e setembro, com aeronaves Boeing 787-9 Dreamliner.

No entanto, o que mais chama a atenção nestas operações é a possibilidade de chegar antes do horário de partida, por conta do cruzamento da linha internacional de data. Da mesma forma como ocorre com tantos outros voos mundo afora, nesses da Qantas, o passageiro “ganha” um dia na ida.

Um exemplo disso, como informou o Aviacionline, pôde ser notado já no primeiro fretamento. O avião saiu de Brisbane na sexta-feira, 29 de julho, às 11h50, e chegou à capital argentina no mesmo dia, às 11h25, horário local, do mesmo dia. Ou seja, 25 minutos antes de sua hora de partida na Austrália.

Como mostra a captura de tela do FlightRadar24, abaixo, a linha tracejada divide os fusos horários, assim, ao voar através dela, o avião “voltou um dia no tempo”.

A operação, com apenas 50 passageiros a bordo, foi feita pelo Boeing 787-9 de matrícula VH-ZNK. Ao todo, o voo demorou 12 horas e 33 minutos.

Ao longo das próximas semanas, outras operações estão planejadas, sempre transportando os times da Austrália e Argentina para seus jogos no torneio. As datas dos voos (chegadas em Buenos Aires) serão 29 de julho, 12 de agosto de 4 de setembro.

A Qantas não possui voos regulares para a América do Sul atualmente, no entanto, em outubro prevê retomar a ligação entre Sydney e Santiago do Chile, que havia sido suspensa durante a pandemia. Na ligação com a Oceania, a empresa australiana compete com a Latam.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Embraer assina acordo para avançar em cooperação com a indústria aeroespacial...

0
A cooperação auxiliará os relacionamentos já estabelecidos pela Embraer na Áustria e também possibilitará oportunidades adicionais no país