Início Acidentes e Incidentes

Avião da Sideral teve alarme insistente no banheiro durante voo entre Brasília e São Paulo

No dia 28 de março de 2024, um incidente ocorreu a bordo de um voo de carga de Brasília para São Paulo-Guarulhos, operado pela aeronave Boeing 737-300, de matrícula PR-SLI (msn 23708), operada pela Sideral Linhas Aéreas.

Conforme constam nas informações registradas no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB) encarregado de realizar as investigações de incidentes no Brasil, a aeronave havia decolado do Aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília, com destino ao Aeroporto de Guarulhos para a realização de um voo regular de transporte aéreo público com apenas os pilotos a bordo.

Entretanto, durante a fase de cruzeiro, o alarme de fumaça do banheiro da aeronave foi acionado duas vezes consecutivas. Em resposta a esses eventos, foram realizados imediatamente os procedimentos padrão estabelecidos para esse tipo de ocorrência.

Apesar do incidente, o pouso no aeroporto de destino foi efetuado de maneira segura e sem complicações. Até o momento, não foram relatadas outras intercorrências relacionadas a este voo. As investigações sobre o incidente estão encerradas.

A aeronave envolvida no incidente foi colocada em operação pela Sideral em novembro de 2021. O avião tem uma longa história, da qual o Brasil fez parte há mais de duas décadas, quando o jato voou por oito anos nas cores da Transbrasil com a marca PT-TEC. Fabricado em 1987, o Boeing ficou na Transbrasil até 1995, quando foi para a Europa, tendo passado por várias empresas da Geórgia, Alemanha, Inglaterra, Irlanda, até ser convertida para cargueiro em 2005 e ido para a americana Kitty Hawk Air Cargo.

Depois disso, voltou para a Europa em 2008 e foi passando de mão em mão por pequenas aéreas cargueiras, sendo a última dona a Maleth-Aero de Malta. O jato ficou dois anos estocados em Bournemouth, na Inglaterra, fez alguns voos no início do ano e agora inicia sua nova trajetória no Brasil.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile