Início Aeroportos

Avião americano pousa em Guarulhos com jato da GOL ainda na pista; outro piloto critica no rádio

Imagem – Golf Oscar Romeo

Um pouso na manhã da quinta-feira, 11 de janeiro, causou uma pequena discussão entre pilotos, quando um jato da United pousou na pista com um avião da Gol ainda nela.

A confusão aconteceu nas primeiras horas do dia, às 07h45 da manhã, quando um Boeing 737 da Gol tinha acabado de pousar e ainda corria pela pista e, ao mesmo tempo, um jato Boeing 787 Dreamliner da United já estava na final para pouso.

O avião da companhia aérea americana teve o pouso autorizado pela controladora, que pediu para que o avião da Gol agilizasse a saída pela penúltima pista de táxi e não pela antepenúltima.

Desta maneira, o Boeing 787 tocou o solo do Aeroporto Internacional de Guarulhos enquanto o 737 ainda estava na pista. A controladora agradeceu aos pilotos da Gol pela agilidade, porém um outro piloto de avião não-identificado criticou a atitude dos pilotos da GOL e disse: “ê Gol fraco, quase arremeteu o United”.

Prontamente ele foi rebatido: “Vai ser profissional irmão”, já que a frequência de comunicação com o Controle de Tráfego Aéreo não deve ser usada para conversas alheias às informações relevantes do voo. Tudo isso foi captado pela câmera 24 horas por dia do canal Golf Oscar Romeo que mostra a movimentação em Guarulhos:

Procedimento é permitido

Apesar de parecer estranho, o procedimento de pouso com uma aeronave ainda na mesma pista é permitido pelo DECEA, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Força Aérea Brasileira, desde que respeitadas condições pré-determinadas para garantir a segurança de voo.

A medida está em vigor desde março de 2020 no Aeroporto Internacional de Guarulhos, que foi o primeiro a receber o chamado mínimos de separação reduzidos entre aeronaves que utilizam a mesma pista (RRSM).

Ele permite que uma aeronave pousando cruze a cabeceira em uso desde que a outra esteja na pista ao menos a 2.400 metros de distância, e que não seja necessário realizar o chamado backtrack (quando o avião dá meia-volta no final da pista para voltar taxiando por ela).

Neste caso, a controladora pediu para que o jato da GOL saísse da pista mais à frente a fim de garantir uma distância bem maior que a mínima, em torno de 2.800 metros, comparado aos 2.490 metros caso ele saísse pela próxima saída disponível.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile