Avião DC-10 boliviano pousa em Manaus para buscar carga da Coca-Cola

Um visitante bastante raro aterrissou no aeroporto de Manaus, no Amazonas, nesta semana, numa visita que teve um motivo especial: buscar um carregamento de insumos para abastecer a indústria da Coca-Cola na Bolívia, conforme fontes informaram ao AEROIN.

O voo foi registrado no dia 8 de agosto e feito pelo único avião da frota da empresa Transportes Aereos Bolivianos (TAB), um DC-10-30F modernizado (também chamado de MD-10), de matrícula CP-2791 (msn 48312, 34 anos de idade). A aeronave chegou às 11h25, procedente de Cochambamba, e partiu cinci horas depois para Santa Cruz de la Sierra.

Apesar de sua limitada capacidade, a TAB tem importância estratégica para o país andino por atender a exportadores e importantes que demandam uma grande capacidade de carga. Suas principais rotas ligam a Bolívia aos Estados Unidos (sobretudo Miami), Venezuela, Peru e outros países da região.

Em seu site, a empresa informa que procura preencher uma lacuna no país, realizando operações com diversos tipos de carga como: cargas perecíveis, equipamentos e maquinários para petróleo, animais vivos, mercadorias perigosas, cargas volumosas e de grandes dimensões.

A visita a Manaus também foi uma rara chance do Brasil rever uma aeronave desse modelo, do qual há poucos voando no mundo atualmente. A chegada à capital do Amazonas e o atendimento do trijato foram registrados e documentados pela equipe do Plane Spotting Manaus HD – vídeo abaixo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias