Avião de 1949 que apareceu em filme de Stallone está pronto para voar de São Paulo ao Paraná

Reprodução do Youtube – Vídeo abaixo

Depois de passar vários anos em Campinas, no interior de São Paulo, o clássico avião Grumman HU-16 Albatross de matrícula PP-ZAT (número de série 49080), produzido em 1949, está pronto para a “ação” e deve fazer um voo nas próximas semanas rumo à sua nova casa, no interior do Paraná.

Segundo informações confirmadas ao AEROIN por uma fonte, a manutenção da aeronave já foi concluída, restando apenas alguns trâmites burocráticos (liberação especial dos dois pilotos que devem fazer o voo) para que ela seja levada até o Aeroporto Jorge Luiz Stocco, também conhecido como Aeroparque Aldeia da Serra, localizado em Palmeira, no Paraná. Ali, ele será colocado junto à coleção de Eloy Biesuz, sócio da empresa de táxi aéreo Helisul e dono da aeronave.

A clássica aeronave, desenvolvida depois da II Guerra Mundial com objetivo de suprir a necessidade das forças militares para missões de busca e salvamento no mar, teve grande apelo entre forças aéreas de todo o mundo, inclusive na Força Aérea Brasileira.

O exemplar citado nesta matéria, por exemplo, foi adquirido pelo Brasil junto à Força Aérea dos EUA e por aqui voou com a matrícula FAB-6535.

Anos mais tarde, a unidade foi leiloada duas vezes, até que chegou às mãos do saudoso Carlos Edo, que a restaurou e colocou para voar, levando-a a uma série de exibições de seu Circo Aéreo pelo Brasil. Por fim, em 2011, foi comprada por Eloy Biesuz, vindo a ganhar um adesivo da Helisul, mas ficando mais um tempo sob a gestão do grupo de demonstração aérea liderado pelo comandante Edo.

Um fato curioso em torno do Albatross é que, no ano de 2010, ele serviu como cenário do filme “Os Mercenários” (“The Expendables”), estrelado por Sylvester Stallone, quando recebeu uma vistosa pintura preta, disfarçado de barco-avião de um grupo de ambientalistas (foto e vídeo acima).

Abaixo, uma foto da aeronave com as cores da Esquadrilha OI, parte do Circo Aéreo. Hoje, a aeronave possui uma pintura que remonta aos seus primórdios na Força Aérea Americana.

Grumman HU-16A Albatroz - PP-ZAT - Esquadrilha Extreme Broa Fly-In - 2011 Autor: Anderson Kindermann
Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião em pouso por instrumentos voa na direção da torre de...

0
Um Boeing 737 da Southwest acabou arremetendo e passando muito perto da torre de controle do Aeroporto em Nova York.