Início Aviação Militar

Avião de Alerta Aéreo Antecipado é filmado decolando do aeroporto de Guarulhos

E-99, aeronave vista no vídeo abaixo – Imagem: Cb. V. Santos / Força Aérea Brasileira

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, é mais conhecido pelo intenso vai e vem de aviões comerciais de grande porte, já que é o terminal aeroportuário mais movimentado da América do Sul.

Entretanto, decido à existência da Base Aérea no lado oposto aos terminais de passageiros, praticamente todos os dias é possível ver também alguma aeronave militar pousando ou decolando nas pistas de Guarulhos.

E em algumas ocasiões, aparecem aviões militares bastante diferentes aos olhos do público em geral, como ocorreu nesta semana, conforme o vídeo a seguir.

A gravação acima, captada por uma das câmeras ao vivo do canal Golf Oscar Romeo, parceiro do AEROIN no YouTube, mostra um jato E-99 da Força Aérea Brasileira (FAB).

O E-99 é uma modificação do Embraer 145, também chamado de EMB-145 AEW&C – sigla que significa aeronave de Alerta Aéreo Antecipado e Controle, com capacidade de vigilância e controle aéreo.

Quando passou a integrar a frota de aeronaves da FAB, em 2002, o vetor era então denominado R-99A, que contemplava modernos equipamentos aeroembarcados e uma capacidade expressiva para a história da Instituição.

Cumpriu diversas missões, voando por quase 30 mil horas em 18 anos. Neste período, vigiou do alto todo o território nacional. Porém, com o avanço da tecnologia, surgiu a necessidade da modernização. 

Atualmente, a aeronave modernizada, chamada E-99M, conta com cinco consoles atualizados no estado da arte em sistemas de comando e controle, com recursos modernos e com operação mais intuitiva.

As aeronaves são dotadas com novos rádios com capacidade de comunicações seguras de voz e de dados, detecção de alvos a baixa altura e de guerra eletrônica ampliadas, além de modificações estruturais para melhor desempenho dos operadores.

O E-99M é capaz de fornecer dados de inteligência precisos, em tempo real. Quando os pilotos de caça recebem as suas ordens e decolam para as missões de interceptação, as aeronaves E-99M monitoram o espaço aéreo da região, visualizando toda a área de operação.

As aeronaves têm a capacidade de complementar os sinais dos radares de solo, servindo também como uma reserva de visualização radar ou de comunicações para o tráfego aéreo da aviação geral.