Início Acidentes e Incidentes

Avião de passageiros fica com o nariz no chão após pilotos abortarem decolagem

Aeronave envolvida no incidente

Uma ocorrência de natureza leve envolvendo uma aeronave bimotora de passageiros foi registrada na semana passada, quando os pilotos precisaram abortar a decolagem devido a uma falha. Durante o procedimento, um dos trens de pouso colapsou.

O incidente ocorreu com o avião Swearingen SA227-DC Metroliner 23 registrado sob a matrícula N820DC, da Denver Air Connection, que deveria realizar um voo de Denver para Alliance, ambas cidades nos Estados Unidos, na última quinta-feira, 14 de abril.

De acordo com informações do Aviation Safety, a aeronave decolou da pista 25 do Aeroporto Internacional de Denver, às 12h04 locais, com o voo KG4210. Logo após a decolagem, os pilotos informaram a torre de controle que a aeronave havia sofrido problemas de pressão hidráulica e iniciaram os procedimentos previstos nos manuais e checklist da aeronave.

Após trabalharem nas listas de verificações, os pilotos solicitaram o retorno ao aeroporto de origem. Eles alertaram que iriam realizar um pouso mais longo do que o habitual e que esperavam uma perda do sistema de controle direcional do trem de pouso de nariz após o toque.

Os pilotos conseguiram realizar um pouso seguro, sem novas intercorrências, cerca de 15 minutos após a decolagem. Devido à falta de controle do trem de nariz, o bimotor foi rebocado para fora da pista. Dados da plataforma online RadarBox de rastreio de voos mostram a trajetória do voo.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

No mesmo dia, a aeronave foi preparada para realizar o mesmo voo KG4230. Já na pista 34L, às 22h12 locais, os pilotos aceleraram a aeronave, entretanto, com pouco mais de 100 nós (cerca de 185 km/h) em relação ao solo, eles abortaram a decolagem. Não há informações sobre o que motivou a decisão pela desistência da partida.

Logo em seguida, enquanto se deslocava lentamente para o norte da taxiway WD, o trem de pouso frontal colapsou e a aeronave ficou com o nariz em contato com o asfalto. Apesar do susto, todos os ocupantes saíram ilesos da aeronave e não houve feridos.

Com o incidente, ocorreram danos substanciais nos dois conjuntos motopropulsores e no nariz da aeronave, conforme as imagens a seguir.

Leia mais:

Sair da versão mobile