Avião de passageiros russo ganha sistema de pouso de emergência com paraquedas

Foto: Ural Works of Civil Aviation

O novo desenvolvimento russo no campo dos aviões regionais, o LMS-901 Baikal, deve ter um dispositivo de emergência que atualmente só existe em pequenas aeronaves particular: um sistema de paraquedas para mitigar o risco de vítimas fatais em caso de falhar com a aeronave.

“Quando introduzido, o Baikal terá um recurso especial. A nova aeronave será equipada com um sistema de resgate completo”, disse o vice-ministro russo da Indústria e Comércio, Oleg Botsharov, em entrevista recente. Uma representação gráfica da aeronave foi também divulgada, como mostra a imagem de abertura desta matéria.

Paraquedistas

Esses sistemas já existem na aviação, mas são usados ​​principalmente em aeronaves particulares. A pessoa no cockpit pode ativar um paraquedas de resgate em caso de emergência que vai permitir um pouso seguro. O sistema de segurança do LMS-901 está sendo desenvolvido pelo fornecedor aeroespacial russo Technodinamika em conjunto com a fábrica, a Ural Works of Civil Aviation. 

“O piloto desliga o motor e aciona o sistema de paraquedas, que fica localizado na fuselagem. Nesse momento, o paraquedas é liberado e o avião começa a descer”, explica um porta-voz do fabricante ao portal Aviatsiya Rossii.

Será importante ver como os engenheiros resolverão um grande desafio: desenvolver um paraquedas para uma aeronave de 4,8 toneladas de peso máximo de decolagem. Para efeito de comparação, esse peso é o dobro do maior jato executivo da Cirrus, o SF50 Vision, que também tem esse dispositivo de segurança.

Portanto, vai ser necessário um paraquedas enorme e muito pesado e será interessante entender como os russos lidam com tal desafio.

O projeto

O LMS-901 Baikal será introduzido como sucessor do avião regional Antonov An-2, a aeronave de passageiros mais produzida no mundo, com mais de 18.000 unidades. A primeira unidade está programada para ser entregue aos primeiros clientes em 2024. Sua principal aplicação são os voos para pequenas comunidades em locais distantes do imenso território russo.

Por ora, a aeronave está em fase de testes. Em janeiro deste ano, o LMS-901 fez seu voo inaugural.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião Boeing 737-800 Ryanair

Em passo ao futuro, Ryanair anuncia fim dos cartões de embarque...

0
A Ryanair, a maior companhia aérea da Europa em número de passageiros, está dando um passo audacioso em direção à digitalização