Avião de passageiros tem porta aberta em voo e pilotos precisam acelerar a descida

Dash 8-400 semelhante ao envolvido no incidente – Imagem: Eric Salard, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Uma aeronave de passageiros sofreu uma despressurização em voo e os pilotos foram obrigados a retornar em emergência para o aeroporto de origem. O incidente ocorreu no dia 9 de abril, mas veio a tona somente nesta semana, após informações do órgão investigador.

A ocorrência envolveu o De Havilland Dash 8-400, registrado com a matrícula C-GJZG, da companhia aérea canadense Jazz, uma subsidiária da Air Canada, enquanto realizava o voo QK-8161, de Vancouver para Victoria, ambas cidades no Canadá.

De acordo com dados do The Aviation Herald, a aeronave transportava 27 passageiros e 4 tripulantes e decolou pela pista 26L de Vancouver, vindo a iniciar a subida até atingir 1 mil pés (cerca de 300 metros). A essa altitude, a maçaneta da porta de carga foi liberada.

Como o avião estava muito baixo, não houve risco adicional à saúde dos pasageiros. Numa altitude maior, poderia ter resultado numa situação muito mais grave por conta do diferencial de pressão dentro e fora do equipamento.

Imagem: FlightRadar24

Diante da situação, a tripulação do voo declarou emergência e interrompeu a subida do bimotor a 2 mil pés (cerca de 600 metros), decidindo por voltar ao aeroporto de onde havia decolado.

Dados abaixo das plataformas online e rastreio de voos mostram a trajetória da aeronave, que pousou em segurança após apenas 7 minutos de voo.

O Conselho de Segurança de Transporte do Canadá (TSB) informou que a maçaneta da porta de carga havia sido aberta, no entanto, os ganchos da porta permaneceram nas travas. O mecanismo da porta foi testado e considerado OK. Não foram encontradas falhas no dispositivo ou no conjunto da porta.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias