Início Acidentes e Incidentes

Avião de transporte Il-76 é derrubado com 74 pessoas a bordo e Rússia chama a Ucrânia de terrorista

Imagem: United Aircraft Corporation

Um avião militar Il-76 caiu na região de Belgorod, próximo da fronteira com a Ucrânia. De acordo com o Ministério da Defesa da Federação Russa, havia 74 pessoas a bordo, incluindo 65 prisioneiros ucranianos que seriam trocados por russos. A TASS coletou informações básicas sobre o incidente.

O Il-76 caiu por volta das 11h, horário de Moscou, durante um voo programado, informou o Ministério da Defesa russo. A bordo estavam 65 prisioneiros ucranianos que estavam sendo transportados para intercâmbio, além de 6 tripulantes e 3 escoltas. Todos os que estavam a bordo do avião de transporte morreram, disse o governador da região de Belgorod, Vyacheslav Gladkov.

Nenhum dos moradores da área onde ocorreu a queda ficou ferido, disse Nikolai Nesterov, chefe da administração distrital de Korochansky.

O avião caiu a 6 km da aldeia de Yablonovo, distrito de Korochansky, disse o pároco da Igreja de São Dimitri de Salônica na aldeia, padre Georgy (Borovikov). Segundo ele, não há destruição no terreno.

O Ministério da Defesa da Federação Russa informou que o regime de Kiev cometeu um ataque terrorista ao abater um avião russo Il-76 na região de Belgorod. O local do acidente foi isolado, ações investigativas estão em andamento, todos os serviços operacionais estão no local, disse Gladkov. Ele disse que ele mesmo tinha ido ao distrito de Korochansky.

Os serviços operacionais da região informaram à TASS que equipes de ambulâncias, bombeiros e policiais foram enviados ao local do acidente. Uma comissão das Forças Aeroespaciais Russas voou para a região para descobrir as causas do desastre.

O secretário de imprensa do presidente da Federação Russa, Dmitry Peskov, disse em entrevista a repórteres que ainda não poderia comentar os relatos da queda do Il-76.

O chefe do Comitê de Defesa da Duma, Andrei Kartapolov, disse que o avião com prisioneiros de guerra ucranianos poderia ter sido abatido pelas Forças Armadas da Ucrânia com mísseis do sistema de mísseis antiaéreos americano Patriot, ou o alemão IRIS-T.

O presidente da Duma, Vyacheslav Volodin, propôs preparar um apelo ao Congresso dos EUA e ao Parlamento Alemão em conexão com o incidente.

Segundo a Rússia, Kiev colocou em dúvida a possibilidade de qualquer acordo, disse Rodion Miroshnik, embaixador do Ministério das Relações Exteriores da Rússia pelos crimes do regime de Kiev.

O vice-presidente do Conselho de Segurança russo, Dmitry Medvedev, classificou a destruição do Il-76 como resultado da “luta das elites neonazistas em Kiev”.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile