Avião de ‘wingwalking’ acidenta-se na água em show aéreo neste fim de semana

Um acidente em um show aéreo foi registrado por uma câmera de segurança durante o sábado, 4 de setembro, no ancoradouro Poole Harbour, em Dorset, na Inglaterra, envolvendo um avião biplano de “wingwalking”.

Cena do vídeo registrado pela câmera de segurança

Wingwalking é o tipo de exibição em que uma pessoa sai da aeronave durante o voo e sobe na asa, fazendo algumas movimentações e poses sobre ela enquanto o piloto executa manobras acrobáticas.

Nas cenas gravadas, a aeronave é vista chegando à superfície da água com bastante velocidade e “capotando” para a frente devido ao pouso em condições adversas, supostamente devido a uma pane de motor. Nota-se que a ocorrência se deu em um espaço entre a terra e vários barcos que estavam no local, felizmente sem atingir o solo ou as embarcações:

O acidente aconteceu no final da manhã do sábado no Bournemouth Air Festival. A profissional wingwalker estava dentro da aeronave na queda. A organização do evento publicou comunicados nas horas subsequentes à ocorrência, passando mais detalhes:

“Ocorreu um incidente envolvendo uma das aeronaves de demostração fora da área de exibição. A tripulação está sã e salva e está sendo cuidada pelos serviços de emergência. Como resultado, os voos foram suspensos até novo aviso.”

“Vamos atualizá-lo no início desta noite. Pedimos que você não entre em contato com os serviços de emergência, a menos que tenha informações sobre este incidente.”

“Os voos foram suspensos hoje. É nossa intenção restabelecer um programa de exibição para amanhã.”

“Após o incidente de hoje, o local do acidente foi protegido e permanecerá assim durante a noite. Membros do público são convidados a evitar a área. A aeronave será recuperada oportunamente, sujeita às marés e ao tráfego do porto.”

Um homem chamado Alex, que viu o acidente enquanto ele pescava próximo ao local, descreveu ao Sky News o que viu:

“Foi assustador de ver. O avião atingiu o nariz da água primeiro e, em seguida, o piloto e o wingwalker ficaram submersos por cerca de 10 segundos ou mais antes de conseguirem se libertar.

“Assim que o fizeram, felizmente havia um bote por perto, então ele veio ajudar. O piloto parecia muito calmo, mas a pobre garota estava em prantos. Mas, felizmente, os dois pareciam bem, exceto pelo choque. Foi sorte o bote estar lá.”

Até o momento, não há informações que confirmem que o motivo do problema seria realmente uma pane de motor. Embora não tenha havido nenhuma nova atualização sobre a saúde dos dois neste domingo, tudo parece estar bem, pois a organização do evento segue compartilhando imagens das apresentações aéreas que voltaram a acontecer normalmente hoje:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias