Avião decola de Manaus com o porão de carga cheio de insumos para a produção da Coca na Bolívia

Na sexta-feira, 10 de março, a capital do Estado do Amazonas, Manaus, recebeu novamente a visita do clássico avião do modelo McDonnell Douglas DC-10 operado pela empresa Transportes Aéreos Bolivianos (TAB). A visita se deveu a um fretamento contratado pela Coca-Cola, com objetivo de buscar insumos para sua fábrica na Bolívia, informaram fontes ao AEROIN.

Segundo dados da plataforma de rastreamento de voos FlightRadar24, o voo procedente de Cochabamba aterrissou em Manaus por volta das 16h40 e decolou após as 22h do mesmo dia rumo a Santa Cruz de la Sierra. O DC-10, que tem matrícula CP-2791 e 35 anos de idade, está na empresa boliviana desde 2013, tendo antes voado por 25 anos na Federal Express.

Tais operações da Coca não são incomuns e, geralmente, têm Manaus como destino, já que ali há uma planta da indústria de bebidas onde são produzidos alguns xaropes concentrados. Por outro lado, a empresa contratada para o frete aéreo pode variar. Essa será uma rara chance do Brasil rever uma aeronave desse modelo, já que há poucos voando no mundo atualmente e, por aqui, tem sido uma visão cada vez mais incomum.

A TAB

Segundo seu site na internet, a TAB tem pouco mais de quarenta anos de idade, prestando serviços de transporte aéreo de cargas nacionais e internacionais promovendo a integração e soberania nacional boliviana.

Ela preenche uma lacuna no país, realizando operações de comércio internacional contribuindo tanto para importação como exportação, transportando diversos tipos de carga como: cargas perecíveis, equipamentos e maquinários para petróleo, animais vivos, mercadorias perigosas, cargas volumosas e de grandes dimensões, mantendo rotas para Lima, Caracas, Miami e fazendo voos charter para qualquer parte da região.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Dois aviões Boeing da Emirates e Ethiopian supostamente entraram em rota...

0
Um incidente aéreo ocorreu na noite de domingo, 24 de março, por volta das 00h43 do horário local da África Oriental, quando uma aeronave