Avião destruído na semana passada era o único Transall C-160NG civil do mundo

Na semana passada, falamos sobre um acidente registrado na Somália envolvendo uma aeronave de carga do modelo Transall C-160NG, que resultou em um incêndio e na destruição completa do aparelho. Por sua vez, nessa semana veio a se tornar conhecido que aquele avião, a serviço da ONU, era o único exemplar civil do modelo no mundo.

Com registro EY-560 (msn F-233) o avião estava operando um voo de carga de Mogadíscio, supostamente transportando suprimentos humanitários. Depois de pousar na pista não pavimentada em Dolow, o avião de 1985 pegou fogo e queimou. Nenhuma morte foi relatada entre os dois membros da tripulação.

O Transall C-160 foi desenvolvido na década de 1960 como uma aeronave de transporte militar por um consórcio entre Messerschmitt-Bölkow-Blohm, da Alemanha, Aérospatiale, da França, e VFW-Fokker, da Alemanha . Ele permanece em serviço com várias forças aéreas, principalmente na Alemanha e na França, onde será substituído pelo A400M.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias