Avião do “Dia do Apocalipse” está a caminho do Brasil; e ele não vem sozinho

Foto: Brian e Kevin Kadur – @Seahawk305 (cedida ao AEROIN)

Na manhã desta segunda-feira, 25 de julho, decolou de Washington para Brasília, com uma parada em Miami, um dos mais icônicos aviões do mundo, o Boeing E-4B Nighwatch de matrícula 73-1676 e callsign “Titan-25”, mais conhecido como o “Avião do Dia do Apocalipse” ou “do Juízo Final”.

Junto com ele vêm também outras aeronaves, incluindo um Boeing C-17 Globemaster e um jato executivo Gulfstream C-37. No momento em que essa matéria era escrita, os aviões haviam acabado de decolar de Miami, de modo que o pouso em Brasília está previsto para 21h30, na hora local.

O “poderoso” comboio tem como destino final a capital federal do Brasil, onde o Secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd J. Austin III, participará da 15ª Conferência de Ministros da Defesa das Américas (CDMA), o principal fórum de defesa do Hemisfério Ocidental para engajamento de nível estratégico entre autoridades de defesa e segurança da região. 

Foto: Brian e Kevin Kadur – @Seahawk305 (cedida ao AEROIN)

Os participante do fórum participarão de discussões hemisféricas sobre dissuasão integrada; defesa cibernética; mulheres, paz e segurança; e assistência humanitária e resposta a desastres. Além disso, apoiará a afirmação do papel dos militares em uma sociedade democrática, incluindo o respeito às autoridades civis, processos democráticos e direitos humanos.

Segundo o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, as delegações discutirão desafios e oportunidades regionais compartilhados em uma atmosfera de diálogo aberto e confiança mútua.

Foto: Brian e Kevin Kadur – @Seahawk305 (cedida ao AEROIN)

Avião do Dia do Apocalipse

O Boeing E-4B Nighwatch é um 747-200 modificado para a função de Posto de Comando Avançado Aéreo. Em caso de catástrofe nacional ou destruição de todos os postos de controle em terra, a aeronave consegue ser um posto de comando móvel grande o suficiente para comandar a maior força militar do mundo. Atualmente existem quatro unidades do E-4B em operação.

O seu nome oficial é Nightwatch (Vigilante Noturno em tradução livre), em alusão aos dias sombrios de uma catástrofe, guerra ou até apocalipse. É exatamente o propósito oficial dele que trouxe os outros apelidos, como Doomsday (Em referência ao livro biblíco do Apocalipse) e Flying Pentagon (Pentágono Voador).

Foto: Brian e Kevin Kadur – @Seahawk305 (cedida ao AEROIN)
Foto: Brian e Kevin Kadur – @Seahawk305 (cedida ao AEROIN)

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Passageira seminua cospe em comissários por querer upgrade para classe executiva

0
O caso teria ocorrido após a passageira querer um upgrade para um assento na Classe Executiva, enquanto voava de Abu Dhabi para Mumbai.