Início Aviação Executiva

Avião do governo chinês foi visto voando pelo Brasil entre ontem e hoje

Foto – Mark Bess

Um Boeing 737 do governo da República Popular da China foi visto ontem e hoje em território brasileiro, numa missão especial. A aeronave é um BBJ1, versão VIP de fábrica do Boeing 737-700, já saindo com interior de luxo e tanques extras que aumentam o alcance do jato.

De matrícula B-3999, o jato tem aparência simples, com a fuselagem apenas com os dizeres Beijing Airlines em chinês (北京航空). Esta companhia é uma subsidiária da Air China, a principal empresa aérea do país e que é controlada pelo governo.

Inclusive, por este motivo, é notável na cauda e nos winglets o logo estilizado da Air China, que é a ave mitológica Fenghuang (Fênix Chinês) estilizada em vermelho.

A sua missão no Brasil foi trazer o Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China, Wang Yi, que se encontrou ontem e hoje com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, onde celebraram um acordo para dobrar o tempo de vistos emitidos por ambos os países para viagens de negócios e turismo, que agora terão validade de 10 anos.

O Boeing pousou em Brasília ontem após Wang Yi ter passado pela Turquia, Egito, Tunísia, Togo e Costa do Marfim. Neste momento a aeronave segue da capital federal para Fortaleza, onde o Ministro chinês se encontrará com o Presidente Lula antes de ir embora do Brasil.

Sair da versão mobile