Início Variedades

Avião do governo russo voa de Moscou para Nova Iorque com um enorme desvio; veja rota

Foto de Dmitry Terekhov, CC

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, está indo a Nova Iorque para participar da 77ª sessão da Assembleia Geral da ONU, confirmou uma fonte da delegação russa à TASS na terça-feira. O presidente russo, Vladimir Putin, aprovou Lavrov como chefe da delegação russa à AGNU, evento tradicionalmente frequentado por presidentes, primeiros-ministros e ministros. 

Para chegar até os Estados Unidos, no entanto, a aeronave do modelo Ilyushin IL-96-300 (RA-96023) teve que dar uma enorme volta. Como os aviões russos, mesmo os oficiais, estão proibidos de sobrevoar a Europa, como parte das sanções colocadas após a invasão da Ucrânia, a aeronave com Lavrov teve que contornar o continente europeu, como mostra a imagem do rastreamento do voo, obtida junto à plataforma de rastreamento FlightRadar24 (abaixo).

Segundo o governo russo, a rota deveria durar 12,5 horas, ao invés das 10 horas que um voo tradicional duraria, se pudesse sobrevoasse a Europa.

Sobre a visita, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que Lavrov discursaria na Assembleia Geral da ONU. O alto diplomata também planeja cerca de 20 reuniões bilaterais.

Rastreamento do voo: FlightRadar24
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile