Um avião saindo do Aeroporto Internacional de San Francisco foi evacuado depois que um adolescente lançou imagens de uma arma de airsoft para os telefones dos demais passageiros através do AirDrop junto com ameaças.
O AirDrop é um recurso exclusivo dos dispositivos da Apple que permite aos usuários enviar arquivos de mídia sem a necessidade de fios ou aplicativos de terceiros. Seus usuários podem enviar fotos ou vídeos de um dispositivo para outro em certa proximidade. Foi através dele que outros passageiros receberam do garoto a foto de uma arma, junto com mensagens estranhas em tom de ameaça.
Imediatamente, os passageiros avisaram aos comissários de bordo que, por sua vez, acionaram os protocolos de emergência e coordenaram a ação com a polícia. Como resultado, todos os passageiros foram obrigados a desembarcar e a passar por uma nova verificação de segurança.
Segundo o SFGate, o incidente foi registrado a bordo do voo UA-2167, que tinha como destino a cidade de Orlando. A decolagem deveria ter ocorrido às 14h, mas atrasou em algumas horas após a pegadinha de adolescente.
Não há informação de como a polícia descobriu quem foi o responsável pela brincadeira de mau gosto. De toda maneira, uma inspeção concluiu que não havia ameaça e que as fotos enviadas aos passageiros foram tiradas em uma data anterior ao incidente. Uma revista detalhada não encontrou nenhuma arma de airsoft com o jovem.
Todos os passageiros foram então reembarcados na aeronave, exceto o adolescente que enviou as fotos e causou pânico, que ficou sob custódia da polícia. Além de responder a um processo por ameaçar a segurança do voo, ele também deve ser banido pela empresa aérea.