Avião é filmado passando a centímetros da atingir a cabeça de um homem

Uma das mais famosas e também mais desafiadoras aproximações de pouso do mundo quase voltou a ser palco de outro incidente, quando uma das rodas do trem de pouso principal de um avião Pilatus PC-12 passou a centímetros da cabeça de um homem.

O aeródromo de Saint-Barthélemy, mais conhecido como Saint-Barth, fica na ilha francesa de mesmo nome no Caribe, e durante a aproximação para a pista 10 os aviões atravessam uma passagem na montanha, chamada de ‘Col de la Tourmente’ (Passagem da Tormenta), que é caracterizada por uma espécie de sela entre duas elevações.

O lado oposto do aeroporto é voltado para o mar, porém, os fortes e constantes ventos vindos daquela direção impedem que os aviões pousem pela cabeceira oposta, sendo necessário realizar a crítica aproximação rente à montanha. No procedimento, os pilotos precisam se preocupar em manter uma altura segura mesmo diante do foco necessário no difícil pouso.

O resultado é que às vezes a altura acaba sendo menor que a ideal, e isso, associado à presença de pessoas em uma região indicada como área de risco, leva à situação de perigo vista no vídeo acima.

O AEROIN já publicou, há pouco mais de um ano, o resultado da investigação de um incidente em que uma pessoa foi efetivamente atingida no local. Os detalhes do caso e o vídeo do momento do impacto podem ser acessados clicando aqui.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias