Avião é instruído a arremeter em Guarulhos devido a jato ainda na pista de pouso

Cena do vídeo que você verá logo abaixo

Arremetidas de aeronave em aeroportos do mundo sempre chamam a atenção daqueles que se identificam fortemente com a aviação, mas também daqueles que, sem conhecimento sobre o procedimento, consideram algo anormal e perigoso, o que muitas vezes leva a notícias tendenciosas em meios de comunicação.

No entanto, no AEROIN costumamos trazer aos leitores diversos registros deste tipo de operação sempre acompanhados de explicações de que se trata de um procedimento comum e com foco na segurança. Para os avgeek (definição para entusiasta de aviação), as arremetidas são sempre um prazer de se ver.

No caso do vídeo desta matéria, uma das câmeras ao vivo voltadas ao mais movimentado aeroporto internacional brasileiro registrou o momento em que uma controladora de tráfego instruiu um grande avião de passageiros a arremeter, enquanto um jato executivo ainda não havia livrado por completo a área de segurança da pista de pouso.

Embora apenas publicado nesta semana, o caso aconteceu no dia 25 de junho no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior do Brasil e da América do Sul em número de passageiros, quando um Boeing 787-9 Dreamliner da American Airlines se aproximava para o pouso vindo de Dallas, no Texas.

O procedimento que você verá no vídeo abaixo foi gravado pelo canal SBGR do YouTube, que mantém câmeras ao vivo apontadas diretamente para a pista do aeroporto onde o Dreamliner arremeteu.

Nas imagens é possível observar no canto inferior direito um jato executivo que está na pista 09R, quando o Boeing 787-9 da American Airlines, ainda não visível no quadro, é orientado pela controladora de voo a arremeter a aeronave.

Na comunicação de rádio integrada ao vídeo, pode-se escutar a controladora dizendo em inglês ‘American 963, Go Around‘, e, segundos após, o Boeing 787 é visto surgindo na lateral direita já subindo com toda a potência, para voltar a ganhar altura e se posicionar para um novo pouso posteriormente.

Na aviação, “Go Around” significa arremeter a aeronave e reiniciar os procedimentos para outro pouso.

No interessante vídeo acima, você pôde acompanhar como o controle de tráfego aéreo lida com a situação na qual uma aeronave não livra completamente a área de segurança da pista quando outra está chegando para o pouso. Mais uma vez, fica evidente que a arremetida é um procedimento de segurança da aviação, e não um problema.

Este procedimento de arremetida, muito comum e realizado em diversos aeroportos todos os dias, pode ser feito por diversos motivos, como, por exemplo, uma aproximação não estabilizada por influência de condições meteorológicas ou uma falta de separação suficiente em relação à aeronave que está pousando antes, como foi o caso da arremetida do enorme Boeing 747 em Guarulhos, em maio deste ano.

Além dos controladores de tráfego, a arremetida também pode ser decidida pelo piloto sempre que ele considerar que a situação não é ideal para o pouso, seja ela ainda no ar durante a aproximação ou depois de já estar no chão sobre a pista.

Para você, leitor do AEROIN, que tem medo deste tipo de procedimento, tenha calma! Se você estiver a bordo de um avião e ele arremeter, você possivelmente estará diante de uma ação tomada com o objetivo de garantir uma nova aproximação e pouso ainda mais seguros, conforme o julgamento e o treinamento daqueles que estão aos comandos do voo.

Relembre outras arremetidas que chamaram a atenção dos leitores:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias