Avião é levado de volta a Viracopos, mas pane é resolvida a tempo; assista ao momento do pouso

O trajeto do voo – Imagem: RadarBox

Mais uma gravação feita pela câmera ao vivo apontada para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), permite acompanhar o momento em que um avião foi levado de volta à origem, devido a uma pane apresentada poucos depois de decolar.

Conforme o vídeo a seguir, da noite da última terça-feira, 4 de outubro, enquanto um Boeing 767 cargueiro é visto taxiando, ouve-se o piloto do próximo pouso entrando em contato com o controlador da Torre de Viracopos e sendo questionado sobre um problema com o trem de pouso.

Como se nota, mesmo afirmando que o problema já foi resolvido ainda em voo, a opção foi por não continuar o voo até o destino, mas sim pelo retorno, priorizando a segurança.

Imagem: RadarBox

Também como visto na gravação acima, como tudo estava bem com o trem de pouso, não houve necessidade de serviços de emergência à espera da aeronave próximo à pista, porém, após o pouso, um veículo de serviços aeroportuários entra na pista e a percorre por todo o trajeto feito pelo avião.

Esse também é um procedimento padrão de segurança, para avaliar se não houve nenhuma peça deixada para trás pela aeronave, em função do problema antes apresentado. Isso garante que a está tudo bem com o equipamento, e também que não há risco para as próximas operações de pousos e decolagens.

Esta ocorrência é mais um exemplo do alto nível de segurança da aviação, em que os sistemas redundantes e procedimentos padronizados garantem um pouso seguro mesmo quando algo sai do normal na operação.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Presos mais funcionários suspeitos da troca de etiquetas de bagagens por...

0
As investigações foram desencadeadas a partir da apreensão de uma mala contendo mais de 21 kg de cocaína, no mês de fevereiro, no Aeroporto