Avião Embraer 145 acabou no gramado ao lado da pista em incidente ao pousar em Lagos

Uma ocorrência envolvendo um avião Embraer ERJ-145 foi registrada na última quarta-feira, 31 de maio, durante o pouso da aeronave, segundo informações reportadas pelo The Aviation Herald.

O avião envolvido foi o registrado sob a matrícula 5N-BWW, operado pela United Nigeria, quando realizando um voo de Abukaliki para Lagos, ambas cidades na Nigéria, transportando 50 pessoas.

Os pilotos pousaram o jato regional pela cabeceira 18L de Lagos por volta das 15:00 da hora local (14:00Z), mas ocorreu uma saída de pista, com parada no gramado e o trem de pouso de nariz parcialmente retraído. Não houve feridos.

Em comunicado, a United Nigeria informou:

“Uma aeronave da United Nigeria Airlines (UNA) derrapou para fora da pista 18L no Aeroporto Murtala Mohammed 2 em Lagos.

A aeronave, 5N-BWW com 50 passageiros a bordo, estava voando chegando do aeroporto de Abakaliki, no estado de Ebonyi, quando o incidente aconteceu.

A aeronave pousou em segurança, mas foi forçada a terminar seu movimento rumo ao pátio fora da pista.

Todos os passageiros desembarcaram em segurança e foram transportados para a área de desembarque juntamente com suas bagagens.

Oficiais da Autoridade Aeroportuária Federal da Nigéria (FAAN) estão na cena do incidente e, juntamente a engenheiro da UNA, estão trabalhando para mover a aeronave para o hangar. A NCAA e a AIB também foram devidamente notificadas e estão na cena. A United Nigeria está colaborando totalmente com as autoridades.

A United Nigeria tranquiliza o público de que mantém os mais rígidos padrões de segurança em suas operações e continuará a priorizar a segurança dos passageiros a todo momento.”

Passageiros relataram que a aeronave estava taxiando na pista quando, na metade do caminho, começou a tremer devido ao desprendimento de um pneu e saiu da pista, porém, não há uma confirmação oficial sobre essa informação.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias